Cães são tudo de bom, né? Veja abaixo 30 das melhores raças de cães para idosos!
Cocker spaniel
O amigável cocker spaniel é um companheiro favorito dos idosos. Suas orelhas caídas e disposição os tornaram uma das raças de cães mais populares para as famílias. Esses cães ficam tão felizes em se aconchegar no sofá quanto em perseguir gravetos no quintal. Cockers se saem melhor quando são mantidos ativos, no entanto. Se você gosta de longas caminhadas, pode ter encontrado seu par.Apesar de seu alto nível de energia, os cocker spaniels se adaptam bem à vida em um apartamento, desde que você esteja lá para lhes fazer companhia a maior parte do tempo. Então, antes de conseguir um, certifique-se de estar em casa o suficiente para dar-lhes amor e carinho.
Schipperke
Este carinha ou menininha parecida com uma raposa é uma boa escolha para idosos que gostam de se manter ativos. Estes cães fofinhos oferecem o melhor dos dois mundos. Eles têm muita energia sem serem chatos, são super carinhosos e curiosos e ficam bem pequenos, tornando-os ideais para apartamentos pequenos .
Buldogue
Se você não se importa com bufar e beijos babados, considere comprar um buldogue. Esses animais robustos são incrivelmente amigáveis, ótimos com crianças e não exigem muito exercício. Então, se você precisa de alguém para te fazer companhia enquanto relaxa, os buldogues são uma ótima opção.
Schnauzer miniatura
Com seu bigode de morsa, esses cães amigáveis e obedientes têm uma aparência sábia. Na verdade, eles são considerados uma das raças de cães mais inteligentes. São pequenos e não pesam muito, sendo ideiais para apartamentos. A única desvantagem é a energia deles – você terá que sair um pouco com eles para mantê-los felizes.
Lhasa apso
Esta raça tibetana sedosa é uma ótima opção para idosos por vários motivos. Eles não perdem muito pelo, seu tamanho pequeno os torna fáceis de manusear e adaptáveis à vida em apartamento, e são incrivelmente doces e amorosos sem exigir muita atenção. São adaptáveis a quase todas as situações, quer prefira ficar em casa ou prefira um estilo de vida mais ativo.
Griffon de Bruxelas
Esses cães ficam perfeitamente felizes em se aconchegar com seu companheiro humano no sofá. Esses cães relativamente calmos não exigirão muito trabalho de você para mantê-los ocupados. O griffon de Bruxelas é pequeno em estatura, e pesa pouco.
Labrador
Os labradores têm a reputação de serem cães amigáveis, leais e amorosos por um bom motivo. Claro, você vai precisar de espaço e energia para cuidar deles. Seu tamanho maior, como adultos, pode dificultar a colocação de um em um espaço menor. Mas se o fizer, será difícil encontrar um companheiro melhor. Sua natureza leal e trabalhadora os torna uma raça favorita para fins de resgate e assistência.
Westie
Nunca há um momento de tédio com um desses cães corajosos por perto. E olha só esse sorriso! O confiante “Westie” é uma raça brincalhona que adora se exibir. Esses terriers são ótimos cães de família e respondem bem à vida na cidade. Seu tamanho pequeno significa que eles não precisam de muito espaço para passear, mas precisarão de caminhadas diárias.
Lulu da Pomerânia
Essas bolas de pelo certamente trarão um sorriso ao seu rosto. Doces e felizes, esses filhotes são um companheiro perfeito para os idosos. Esses cães pequenos são ideais para a vida em apartamento, pois não precisam de muito espaço e ficam perfeitamente felizes em passar a maior parte do tempo de inatividade abraçados. Lulu da Pomerânia é um grande amigo da família.
terrier escocês
Esses filhotes de aparência rude estão cheios de amor. É uma raça teimosa e de temperamento forte que pode ser difícil de treinar, mas são cães incrivelmente sociáveis que adoram fazer amigos. Se você tem uma vida social ativa, um desses vai adorar ser o centro das atenções entre seus amigos! O terrier escocês foi originalmente criado para caçar raposas e texugos e, portanto, desenvolveu notável inteligência e independência.
maltês
Outro cão cujo nome deveria ser sinônimo de cão de colo, o Maltês é um ótimo companheiro amigável para idosos e famílias. Eles permanecem pequenos o suficiente para se acomodarem confortavelmente no seu colo, não importa onde você vá. Apesar de sua aparência nobre e elegante, os malteses são surpreendentemente ágeis na hora de se mexer. Eles correrão ao seu lado e farão companhia o dia todo.
Galgo
Você pode se surpreender ao ver este cão acabar nesta lista – este cão de corrida é construído para velocidade. Apesar de sua capacidade de correr, esses cães têm uma disposição doce e um lado suave. Enquanto eles gostam de uma corrida ocasional, a maioria dos galgos fica feliz em descansar com você no sofá. As viagens regulares ao parque de cães para correr os ajudarão a se adaptar a uma vida doméstica mais tranquila.
Shih-tzu
Este lindo cão tem toneladas de personalidade embaladas em um pequeno pacote. Sua pelagem luxuosa requer alguma manutenção, mas sua natureza amorosa, brincalhona e travessa faz com que valha a pena. Esses cães ficarão felizes o dia todo assistindo televisão com você. Criado para passar seus dias em palácios reais, o shih tzu se contenta em se aconchegar em seu colo e ser mimado.
Dachshund
Apelidado de “cão salsicha” por causa de seus torsos longos e pernas curtas, o dachshund é uma das raças de cães mais populares entre idosos e famílias. É claro para ver o porquê, com suas personalidades descontraídas. Originalmente criado para caçar texugos e esquilos (sua estrutura fina e pernas curtas permitem que eles caibam em espaços apertados), o dachshund agora está perfeitamente feliz em perseguir bolas de tênis em seu apartamento.
Cavalier King Charles Spaniel
Este spaniel real é um favorito entre os idosos, e por uma boa razão: eles são fáceis de treinar, pequenos o suficiente para lidar com pouca dificuldade e adoráveis para abraçar. Eles exigem um pouco de higiene, incluindo escovação diária, limpeza regular dos ouvidos e até mesmo uma ida ocasional ao aparador. Ainda assim, com suas naturezas amorosas, vale a pena.
Boston terrier
Esses cachorrinhos estão cheios de alegria e adoram espalhar o sentimento para todos que encontram. Eles são enérgicos e inteligentes, o que significa que adoram brincadeiras e caminhadas, mas também são bastante fáceis de treinar. Eles são ótimos com crianças e outros cães – o que é incrível para viagens ao parque de cães ou visitar a família. Se você tem netos que visitam com frequência, estes são o companheiro perfeito.
Basset hound
Esses animais de orelhas caídas são ótimos para farejar lebres, o que os tornou o companheiro de caça ideal. Agora, eles são principalmente bons companheiros de afago. Seu nível de energia é baixo, tornando-os uma ótima combinação para donos de cães idosos. No entanto, isso significa que você terá que observar o peso deles e, às vezes, colocá-los em movimento para que não se tornem obesos. Observe o quanto você os alimenta e certifique-se de fazer caminhadas regulares.
Bichon havanês
Essas criaturas compactas foram criadas para o luxo e passaram muito tempo no colo dos aristocratas cubanos no século XIX. Eles foram apelidados de “cão de velcro”, já que adoram descansar no colo de seus donos. O havanês é amigável e amoroso com todos, mas reserva um lugar especial em seus corações para sua família. Eles rapidamente adotarão você e sua família como seus.
Bulldog francês
Carinhosamente apelidados de “Frenchie”, esses filhotes de orelhas empinadas são uma das raças mais amadas do mundo. Conhecido por sua estrutura fofa e atarracada e comportamento alegre, o buldogue francês é um ótimo e amoroso companheiro. Esses cães são enérgicos, mas têm pouca resistência, fazendo com que curtas rajadas de exercício sejam ideais. Uma parede curta e viva será suficiente para o seu francês.
Bichon frisé
Esses cães brancos fofos são ótimos companheiros para idosos. O bichon frise é hipoalergênico e dificilmente cai seus pelos, embora exija cuidados regulares para evitar que seus belos casacos de pele fiquem emaranhados. Embora tenham muita energia, são fáceis de treinar e adoram abraçar seus donos. Seu bichon frise fica mais feliz quando está sentado no sofá ou brincando com você.
Pug
Que cachorrinhos adoráveis e divertidos para se ter por perto. Esses cachorrinhos têm muito amor para dar e muito bom humor. Sua pelagem curta os torna fáceis de cuidar e se adaptam bem a pequenos espaços, outros animais e praticamente todos que encontram. De acordo com sua natureza sociável, os pugs não gostam de ficar sozinhos por muito tempo. Eles seriam um animal de estimação ideal para quem passa a maior parte do dia em casa.
queixo japonês
Às vezes chamados de spaniels japoneses, esses filhotes pequenos e sedosos eram companheiros de nobres japoneses nos séculos passados. Agora, eles estão perfeitamente satisfeitos em empoleirar-se no seu colo enquanto você se senta no sofá. Embora o eles tenham sido criados para companheirismo e não para trabalhar, eles são conhecidos por exibir uma agilidade notável. Com seu tamanho pequeno e estilo de vida sedentário, esses são perfeitamente adequados para viver em uma casa ou apartamento menor.
Poodle
Esses cães são uma das raças mais populares por um bom motivo – eles são incrivelmente leais, bons com crianças e dificilmente perdem pelo, tornando-os uma ótima opção para famílias e pessoas com alergias. Os poodles também são animais de estimação amigáveis, desfrutando da companhia e interação humana. O poodle tem a reputação de ser um cão de luxo, mas acredite ou não, eles foram originalmente criados para trabalhar! Hoje em dia, porém, os poodles preferem ir com calma.
Yorkshire Terrier
Claro que o amado “Yorkie” faria parte desta lista! Esses cães são ótimos companheiros amorosos e brincalhões para idosos que gostam de passear. Seu tamanho minúsculo os torna ótimos para viver em apartamentos. E com essas pernas curtas, eles não precisam de caminhadas especialmente longas, tornando-os um animal de estimação fácil de cuidar.
Beagle
Os Beagles têm a reputação de serem encrenqueiros barulhentos – embora isso seja verdade até certo ponto, eles ainda têm algumas qualidades incríveis que os tornam uma ótima combinação para idosos e famílias. Eles são cães doces, afetuosos e leais que adoram um bom carinho e brincadeiras. Beagles são ótimos com crianças, estranhos e companheiros caninos. Eles uivam bastante, porém, o que os torna mais adequados para uma casa do que para um apartamento.
Bolonhesa
Outro membro da família bichon, esses pequenos e fofos cães brancos são facilmente treinados e perfeitamente adequados para viver em um apartamento. Esses cães extrovertidos são amigáveis com praticamente todo mundo e adoram abraçar seus donos. Suas disposições ensolaradas e rostos fofos trarão um sorriso a qualquer companheiro humano!
Goldendoodle
Se você gostaria de sair e se divertir com seu companheiro amoroso e peludo, não procure mais. Criado a partir de duas das raças de cães mais populares (o golden retriever e o poodle), o goldendoodle é um dos cães mais doces, inteligentes e leais que você pode encontrar. No entanto, eles são maiores, então eles precisarão de uma casa maior para se sentirem à vontade – e para não derrubar as coisas constantemente!
Chihuahua
Este cão pode ser pequeno, mas carrega muita personalidade nesse pequeno corpo. Incrivelmente leais, esses cães minúsculos realmente são ótimos cães de guarda. Eles não ficarão felizes com estranhos entrando em seu espaço e, apesar de seu pequeno tamanho, farão o possível para protegê-lo. Os chihuahuas adoram brincar e têm uma boa quantidade de energia, mas não exigem muito exercício ou espaço para passear, tornando-os ideais para a vida em um apartamento.
Pembroke Welsh Corgi
Ansiosos para agradar, esses cães atarracados e de pernas curtas estão entre as raças de cães mais amigáveis e sociáveis. Existem dois tipos de Welsh corgis: Pembroke e Cardigan. Ambos são ótimos companheiros – semelhantes em aparência, inteligência e personalidade – mas o Pembroke é um pouco mais leve, tornando-os uma combinação um pouco melhor para idosos. Ambos, no entanto, são de tamanho menor, então esses cães amigáveis se adaptarão facilmente a viver em um apartamento.
crista chinesa
Certamente um dos cães de aparência mais única nesta lista, o chinês de crista é uma ótima combinação para idosos menos ativos por causa de sua baixa intensidade e nível de energia. Apesar de sua natureza suave, o chinês de crista adora brincar e interagir com crianças e outros cães, embora muitas vezes sejam cautelosos com estranhos até que tenham a chance de fazer amigos. Uma vez que eles fazem amigos, porém, eles se sentirão confortáveis e brincalhões com quase qualquer pessoa.
Texto originalmente publicado em science101 e adaptado pela equipe do blog Educadores.