Início Ciência Você já tentou replantar sobras de vegetais da cozinha? Cultive alimentos a...

Você já tentou replantar sobras de vegetais da cozinha? Cultive alimentos a partir de sobras.

1051
0

Da próxima vez que cortar ou preparar vegetais, não jogue fora os pedaços que sobraram! Você sabia que pode reaproveitá-los? Pois hoje vamos te mostrar que isso pode ser feito  e é ótimo!

Guia prático para cultivar alimentos a partir de sobras:

Repolho, cebola verde:

Esses vegetais voltam a crescer a partir da raiz branca então corte os caules como faz normalmente e coloque a extremidade da raiz em um recipiente raso – com água suficiente para cobrir as raízes, mas sem cobrir a parte superior da estaca. Coloque-o em uma janela ensolarada, borrifando ocasionalmente o recorte com água para mantê-lo úmido.

Alho-poró, aipo, alface:

Basta colocar a ponta branca da raiz em uma jarra de vidro com um pouco de água e deixar em local ensolarado e a parte verde e frondosa da planta crescerá novamente. Quando estiver prestes a cozinhar, você pode simplesmente cortar o que for necessário e deixar a raiz na água para continuar crescendo. Troque a água a cada 2-3 dias

Depois de alguns dias, você deve começar a ver novas raízes e folhas brotando . Depois de uma semana, você pode transplantá-lo para o jardim. 

Gengibre:

O gengibre é muito fácil de replantar. Simplesmente faça a compostagem de um pedaço de rizoma de gengibre (a parte protuberante grossa), os brotos voltados para cima. Em sombra parcial , em ambiente quente e úmido.

Em nenhum momento começará a criar raízes e novos brotos. Assim que a planta estiver estabelecida e pronta para a colheita, arranque a planta inteira, com as raízes e tudo. Extraia uma parte da raiz e replante para repetir o processo.

Batatas:

Escolha uma batata que tenha brotos robustos e corte-a em pedaços quadrados, garantindo que cada pedaço tenha pelo menos um ou dois brotos de cerca de 4 centímetros. Deixe os pedaços cortados repousarem em temperatura ambiente por um ou dois dias – importante para evitar deterioração após plantio.

É melhor compostar o solo antes das plantas por que as plantas de batata apreciam solo rico em nutrientes. Plante os pedaços com cerca de 20 cm de profundidade com os rebentos voltados para cima e cubra com cerca de 10 cm de solo, deixando os restantes 10 cm livres. Quando  a planta começar a crescer e mais raízes aparecerem, adicione mais solo.

Alho

Simplesmente plante o dente sob a luz solar direta. Uma vez estabelecido, corte os brotos e a planta colocará toda a sua energia na produção de um grande e saboroso bulbo de alho. 

Cebolas:

A cebola é um dos vegetais mais fáceis de propagar. Tem que cortar a ponta da raiz da cebola, deixando as raízes da cebola 1,5 cm. Coloque em local ensolarado e cubra com terra. Certifique-se de que o solo seja mantido úmido. Os c ebollas preferem um clima quente e ensolarado.

Abacaxi 

Vire a parte superior da fruta e retire as folhas de baixo da base. Depois que várias camadas da base estiverem expostas, corte a ponta para remover o excesso de frutas. Espete alguns palitos em cima do abacaxi e use-os para suspender a fruta em uma tigela com água. Mantenha o recipiente em um local ensolarado e troque a água a cada poucos dias, mantendo-o cheio até um pouco acima da base descascada da tampa. As raízes aparecerão em cerca de uma semana e quando estiverem totalmente formadas, transfira a planta para o solo. Mantenha a planta dentro de casa, a menos que você viva em um clima quente.

Seu sucesso no plantio depende muito do clima, estação, qualidade do solo e luz solar disponível em sua casa ou jardim.,


Texto originalmente publicado em elhorticultor e adaptado pela equipe do blog Educadores.