Início Destaque Sol: o antidepressivo natural mais eficaz contra a tristeza

Sol: o antidepressivo natural mais eficaz contra a tristeza

988
0

Às vezes nos sentimos tristes ou desanimados e procuramos ajuda em diversas fontes. O que poucos sabem é que existe uma fonte de energia natural e maravilhosa contra esses sentimentos desagradáveis: o sol.

Um pesquisa foi realizada pelo Dr.  Gavin Lambert e seus colegas na Austrália medindo os níveis de serotonina em resposta a diferentes graus de luz brilhante. Isso por que a serotonina é uma substância química do cérebro que tem um grande poder no nosso humor.

COMO A PESQUISA FOI FEITA

Para medir esses níveis, eles coletaram amostras de sangue de 101 homens e compararam a concentração de serotonina com as condições climáticas as quais os homens eram expostos. Os resultados surpreenderam: homens com medições em dias muito claros produziram cerca de 8 vezes mais serotonina que aqueles medidos em dias nublados. Também foi constatado que o nível era 7 vezes maior no verão, em comparação ao inverno.

ENTÃO NÃO PRECISAMOS DE MEDICAMENTO?

Negativo.  Sempre enfatizamos que não há remédios naturais que compensem a visita ao médico. Em caso de doenças mais graves como depressão, é imprescindível que você consulte um especialista. O sol tem poder no nosso bom humor e nos auxilia com ele, mas não controla nossa psique por completo nem substitui medicamentos destinados a doenças psiquiátricas.

COMO O SOL INFLUENCIA?

O sol é importante fonte de vitamina D. Em países onde há falta de exposição ao sol os índices de depressão são mais elevados, de maneira a ser recomendado e prescrito doses de vitamina D à população para compensar a ineficiência do sol. Além do humor, a falta dessa vitamina pode causar dores musculares, asma grave em crianças, infecções respiratórias e estomacais debilitantes.

É possível obter vitamina D na alimentação?

É muito difícil. Ela é apenas encontrada em peixes gordurosos, alguns cogumelos e soja orgânica. A maneira mais eficaz de se obter a vitamina é, de fato, através do sol. Se não, é indicado a sua versão sintética.

BENEFÍCIOS DO SOL CONTRA DEPRESSÃO

Expor todo o corpo ao sol por 30 minutos pode nos ajudar a produzir entre 10.000 e 20.000 unidades de vitamina D, devido a uma reação com raios ultravioletas.

Portanto saia para os parques, vá dar uma caminhada leve. Procure ambientes ensolarados, atividades ao ar livre sempre que possível. Isso ajudará e muito na manutenção do seu bom humor.

Texto originalmente publicado em nation e adaptado pela equipe do blog educadores.