Início Comportamento Saiba se organizar melhor com regras simples

Saiba se organizar melhor com regras simples

1277
0

Seja coerente e crie regras cumpríveis

Ser organizado não é uma tarefa simples ou fácil. Durante o nosso dia recebemos inúmeras informações, entre elas algumas importantes e outras nem tanto. O nosso cérebro, diante de tanta informação, tenta guardar aquilo que ele identifica como relevante.

Temos dois tipos de memórias: A de curto prazo onde guardamos nomes, telefones, entre outros. E a de longo prazo, onde guardamos coisas que consideramos mais importantes.

Para que possamos nos organizar melhor a nossa vida e as informações que recebemos, devemos transformar o maior número de dados em memória de longo prazo. Para isso existem inúmeros dispositivos tecnológicos que estão a disposição para nos ajudar nesta tarefa.

Vamos ver algumas dicas que irão facilitar sua experiência em ser mais organizado no dia a dia:

NÃO CRIE MUITAS REGRAS

Tente não criar muitas regras que serão difíceis de cumprir. Dê um passo de cada vez e vá desenvolvendo aos poucos.

Criar regras demais e difíceis poderá prejudicar a sua organização, pois, ao falhar com alguma que seja mais difícil de realizar, ou esquecer uma regra diante de tantas, poderá trazer o sentimento de frustração e o desmotivará com as demais regras.

Portanto, crie regras simples e fáceis de serem lembradas.

NÃO CRIE REGRAS INFLEXIVEIS E DITADAS

Será mais difícil manter alguma regra se ela não lhe permite experimentar algo novo. Deixe espaço para novas experiências.

Ex: Se estiver realizando uma dieta, não crie uma regra proibindo o consumo de massa, por exemplo. Fazendo isso a regra será mais difícil de cumprir.

NÃO QUEIRA REALIZAR TUDO SEM AJUDA

Já foi comprovado de várias formas e de vários jeitos que o trabalho em equipe é muito mais funcional e eficiente. Não tente resolver tudo sozinho, até porque, há coisas praticamente impossíveis de serem feitas sem ajuda. Desta forma você alcançará melhores resultados. Trabalhar em equipe requer organização.

APLIQUE 3 TIPOS DE REGRAS

Regra de limite: Este tipo de regra deverá ser com foco em decisões simples. Evite futuros estresses e danos.

Ex: Ao invés de deixar seu carro na rua e ter o risco de um ladrão roubá-lo, estacione na garagem. Assim você não precisa se preocupar com esta situação.

Regra de prioridade: Dê a devida atenção a aquilo que realmente importa e não pode ser deixado para depois. Saiba se organizar para que coisas importantes não saiam do seu domínio. As priorize.

Regra de parada: Saiba a hora em que você deve parar. Se você está comendo algo que não lhe agrada, apenas pare de comer. Desta forma, colocando em prática em outras situações, você organizará sua mente para saber a hora de parar, seja no trabalho ou no seu lazer.