Início Comportamento Quanto mais inteligente uma mulher é, mais difícil é para ela se...

Quanto mais inteligente uma mulher é, mais difícil é para ela se casar, diz estudo

489
0

As mulheres que têm uma vida ativa nem sempre encontram a pessoa ideal para ter um relacionamento amoroso. Então surge a pergunta: o que acontece pra dificultar tanto o processo de casar?

Bem, caso você esteja solteira há muito tempo e queira muito se casar, sem entender por que razão isso não aconteceu ainda, fica o alerta: nem tudo é tão ruim quanto parece. De acordo com pesquisas recentes, sua solteirice estaria seriamente ligada à sua inteligência. O estudo realizado por várias universidades inglesas revela que as mulheres têm 40% menos chances de se casar se forem bem-sucedidas ou tiverem estudos universitários ou de pós-graduação.

Para encontrar esse resultado, os especialistas ingleses analisaram um grupo de 900 mulheres e homens durante 40 anos. Todos eles foram observados desde os 11 anos de idade. Após uma série de análises, concluiu-se que quanto melhor a mulher se sair no mercado de trabalho, mais difícil será para ela se casar.

Isso geralmente acontece quando eles decidem cursar o ensino superior e querem, estimulados por suas habilidades intelectuais, continuar crescendo profissionalmente. Isso não significa que elas não queiram se casar, mas sim que preferem esperar por um homem inteligente, perspicaz e ativo.

Por sua vez, os homens não costumam compartilhar essa ideia. Acontece que eles, quanto mais preparados e com QI mais alto, têm 35% de chance de dizer “sim, aceito”. Acontece que eles tendem a escolher suas companheiras de vida que correspondem à sua ideia de mãe, ou seja, que os sustentam em casa enquanto saem para trabalhar.

Para o psicólogo e professor da Universidade de Nottingham, Paul Brown, “as mulheres querem mais independência, mas ao mesmo tempo estamos todas em busca de relacionamentos. O paradoxo da posição pós-feminista é criar um sistema social no qual a independência e a interdependência possam florescer”.

Mas atenção: nem tudo é culpa do QI. Especialistas dizem que, no caso de mulheres com mais anos de escolaridade, também pode haver o fenômeno de passarem mais tempo estudando do que outras mulheres e de atrasarem seus casamentos além do ponto de sua atratividade máxima e sua maior fertilidade.

Texto originalmente publicado em despiertacultura e adaptado pela equipe do blog Educadores.