Início Destaque Postos de saúde criam horta para população.

Postos de saúde criam horta para população.

1799
0

Uma Horta numa comunidade é muito importante, pois além de ajudar na mudança da alimentação ajuda as pessoas como numa terapia porque todos ajudam na sua criação e na manutenção.

E essa é a ideia fundamental para sua criação em Belo Horizonte.

Estão tirando proveito de um local que não é utilizado no centro de saúde Alcides Lins para plantar chás medicinais e vegetais e legumes.

Os funcionários e coordenação do local tiveram a ideia e todos se engajaram no programa inclusive, a equipe de diabetes e nutricionistas que já participam do plantio em outros locais.

Os moradores da região tiveram uma aula de como aproveitar pequenos espaços e diferentes materiais como garrafas pets, tubos de pvc, pneus e caixote para fazer o plantio e ter uma alimentação balanceada.

O grupo conta com 15 pacientes e além de receber ajuda para controlar o peso e melhorar a saúde são incentivados a formarem hortas em espaços desocupados.

A nutricionista fala que, tão importante quanto o controle da alimentação é esse trabalho em contata com a natureza, que diminui o estresse e a ansiedade.

Na unidade de Cachoeirinha já fazem dois anos que foram criadas as plantações comunitárias. Todos os locais livres estão com hortas.

Em Cachoeirinha utilizam um território de 60 metros e o cultivo é bem variado desde árvores de frutas como banana, figo, maracujá, goiaba, jabuticaba, amora, cereja até chás medicinais e hortaliças como rúcula , cebolinha beterraba, tomate, salsa, espinafre, cenoura, repolho. Plantam de tudo um pouco e todos se beneficiam.