Início Comportamento Plástico reciclado é usado por startup para construção de casas

Plástico reciclado é usado por startup para construção de casas

665
0

Julien de Smedt é o arquiteto que está trabalhando com a startup norueguesa Othalo em um projeto que envolve a construção de casas utilizando plástico reciclável. As casas são projetadas para se tornarem uma alternativa de baixo custo para a região da África subsaariana e foram criadas em parceria da startup com a ONU Habitat.

 A estrutura principal de cada casa é fabricado com plástico reciclado. A residência 16 metros quadrados e usa aproximadamente 8 toneladas de plástico na sua fabricação.

“A patente tem uma divisórias estruturais, e uma estrutura para suporte e isolamento. Essas duas estruturas podem ser feitas 100% com material reciclado.”, explica o fundador da Othalo, Frank Cato Laht.

A ideia do projeto consiste em casas modulares que aproveitem o resíduo plástico coletado em locais próximos à construção, sem especificar exatamente o tipo de plástico que deve ser usado.

“Acreditamos que esta é uma maneira de lidar com a escassez de materiais de construção nestas áreas do planeta onde a demanda por habitação é urgente”, afirma o arquiteto.

 O arquiteto se inspirou em centros urbanos que estão crescendo rápido como a cidade de Nairóbi, capital do Quênia: “Começamos analisando o tipo de casa em que as pessoas vivem, o tipo de trabalho que elas têm e como as moradias são organizadas”, explica Julien. “Olhamos para as vizinhanças e como elas são formadas, mas também na maneira como as pessoas se relacionam nestas comunidades”.

Othalo planeja começar a construção das casas de plástico reciclado em larga escala no início de 2022 e acredita que esta iniciativa vai reaproveitar milhões de toneladas de resíduos plástico como matéria prima.

Texto originalmente publicado em ciclovivo e adaptado pela equipe do blog Educadores.