Início Curiosidades Pessoas inteligentes são mais propensas a desenvolver doença mental, aponta estudo

Pessoas inteligentes são mais propensas a desenvolver doença mental, aponta estudo

2191
0

Péssima notícia pra quem tem QI alto

Um estudo publicado na revista americana Science Direct aponta que pessoas com um QI alto apresentam maior probabilidade em desenvolver doenças mentais.

Para este estudo, membros do Mensa (grupo onde participam as pessoas quem tem um alto QI) foram devidamente analisados. Todos possuem um QI mais alto que 130. A conclusão foi que, quanto mais inteligente o indivíduo era, maior a possibilidade de desenvolver distúrbios psicológicos e doenças fisiológicas.

A pesquisa ainda constatou que os indicadores de ansiedade eram altos em praticamente todos os indivíduos participantes do estudo e que, ainda, 20% do grupo sofria com algum transtorno de ansiedade, o que é considerado um índice elevado, já que para as demais pessoas que têm um QI médio, o índice é de 10%.

Cientistas explicam que esta probabilidade é maior em pessoas mais inteligentes devido às suas capacidades de expandir os níveis de consciência. Sendo assim, elas acabam reagindo de uma forma mais intensa aos diversos estímulos que as acometem, desenvolvendo, por consequência, um sistema nervoso hiperativo.

A coautora do estudo, Nicole Tetreault, explica que até o mínimo estímulo, como uma etiqueta roçando na pele ou um ruído estranho, pode acabar gerando uma resposta de baixo nível cronicamente estressante. Esta explicação nos ajuda a entender o motivo de que pessoas mais inteligentes são mais propensas a serem mais ansiosas.

O que você achou deste estudo? Você se considera uma pessoa ansiosa?