Início Bem estar O sorriso interior: uma técnica para curar a mente e o corpo

O sorriso interior: uma técnica para curar a mente e o corpo

271
0

Com a sociedade vivendo cada mais rotinas corridas, tornamos comum alguns sentimentos ruins como estresse e ansiedade. Estamos constantemente procurando técnicas de relaxamento para curar nossa mente e nosso corpo dessas sensações. Por isso hoje vamos falar da ténica do sorriso interno, que é ótima para estes casos.

sorriso interior é uma arte taoísta , um sistema filosófico que também pode ser adotado como forma de vida. Essas técnicas tem longa história, mas só foram descobertas recentemente no Ocidente.  Elas se baseiam no conceito de “Chi” e têm como objetivo fazer circular a energia da vida pelos diversos meridianos do corpo.

O que é “Chi”?

A palavra tem significados diferentes, mas pode ser traduzida como energia ou essência. Ela é o que nos mantém ativos, todos os dias usamos uma parte dessa energia vital em nossas atividades. E quando essa energia está enfraquecida é quando nos sentimos exaustos e nossa saúde também se deteriora.

Como melhorar o Chi?

só precisamos aprender a relaxar nosso corpo e deixar a energia fluir. Basta ter em mente a regra básica: “a mente conduz e o Chi segue a mente, e o Chi conduz e o corpo segue o Chi”. Na verdade, aplicando a técnica do sorriso interno não faremos nada mais do que direcionar a energia para diferentes partes do corpo, em benefício de cada órgão.,

O poder de sorrir

Descobriu-se que, quando sorrimos, são liberados neurotransmissores como a dopamina e a serotonina, que ajudam a relaxar o corpo e a baixar a pressão arterial. Além disso, a serotonina atua como um antidepressivo. Não é por acaso que muitos dos antidepressivos no mercado hoje não fazem nada mais do que agir sobre os níveis de serotonina no cérebro.

Também não podemos esquecer que o sorriso está relacionado à glândula tireóide. O ato de sorrir aumentará a atividade dessa glândula, aliviando o estresse. Portanto, não é surpreendente que um estudo da Wayne State University descobriu que as pessoas em fotos sorridentes vivem mais.

A técnica do sorriso interno

A técnica do sorriso interno se propõe a direcionar o sorriso para todas as partes do corpo, incluindo os órgãos internos e o sistema nervoso. 

E por que fazer isso?

Por que o sorriso transmite energia positiva, que tem o poder de motivar, acalmar, curar e gerar bem-estar. Na verdade, é uma técnica ideal se você sentir algum tipo de desconforto físico ou se estiver estressado, tenso e chateado. Isso o ajudará a transformar energia negativa em energia positiva e a sentir mais vitalidade.

Como fazer?

Simples. Basta  fechar os olhos, relaxar a mente e relembrar algo bonito que te faz sentir em paz e vai gerar um sorriso ou uma situação que te causou muita graça. O que se quer com isso é focar no sentimento de alegria .

Você saberá que a técnica funciona quando você perceber uma sensação diferente na área que focalizou, seja formigamento, calor ou leve pressão.

E então, vamos tentar?

Texto originalmente publicado em lavidalucida e adaptado pela equipe do blog Educadores.