Início Educação O brincar na educação infantil- com brinquedos não estruturados

O brincar na educação infantil- com brinquedos não estruturados

2252
0

Não precisamos ter dinheiro para criar brinquedos interessantes e realizar ótimas experiências com nossos alunos ou filhos.

Há uma gama de trabalhos com brinquedos com sucata que podemos realizar no dia a dia e ainda por cima, com o auxílio das próprias crianças.

Durante minha graduação na Universidade, lembro que a professora de psicomotricidade pediu a todos os professores que tivessem filhos até 7 anos, levassem uma tarde para fazermos um circuito de atividades variadas. Como eu trabalhava e estudava, o contato com meu filho não era tão estreito assim, mas a partir desta tarde, onde pude levá-lo senti uma enorme modificação entre nosso relacionamento, pois a professora Orientadora havia organizado diversos cantos no ginásio da Universidade, entre eles: canto da argila, canto da pintura com mãos, colagem com papéis picados e materiais diversos, fantasias para vestirem e interpretarem, cantinho da leitura, e outro cantinho com brinquedos variados feitos com sucatas. Passamos uma tarde maravilhosa, interagindo com nossos filhos e filhos das colegas e construímos aprendizagens significativas que ficaram para sempre na memória dos nossos filhos, assim como ficaram na minha.

Recursos simples podem estruturar todo um trabalho em creches e escolas de educação infantil, ou até mesmo em nossas casas com nossos filhos e familiares, direcionando e construindo nosso realizar pedagógico. Como material de contagem, para o aprendizado da matemática podemos usar tampinhas de garrafas, lacres de latinhas, sementes e outras tantas ideias que nos ocorrerem, mas sempre ficando atentos a idade da criança para que ela não coloque na boca.

Uma caixa de papelão que a criança possa fazer um túnel, ou construir um móvel onde possa entrar , gizão de cera, massinha de modelar caseira, ou pincel e tinta , por exemplo, abrem possibilidades de brincadeira e exploração infinita no universo imaginário das crianças. Possibilitar o ato de brincar facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade das crianças, possibilitando uma relação estreita e lúdica entre jogo e aprendizagem.

Criar ambientes diversificado que mexam com o imaginário da criança será estimulante e vai oportunizar o desenvolvimento global da criança, pois até mesmo um lençol colocado em classes ou cadeiras poderá remeter ela a uma caverna, ou casa, ou qualquer outro lugar que quiser fazer uso da sua imaginação.

Imagem retirada da internet – não fabricamos este tipo de brinquedo.