Início Comportamento Não suporta a ideia de ficar sozinho? Saiba o que fazer

Não suporta a ideia de ficar sozinho? Saiba o que fazer

1743
0

Saber apreciar sua companhia é mais importante do que imagina

Porque temos tanto medo da solidão? Porque é tão difícil ficarmos sozinhos?

O desespero que sentimos ao imaginarmos ficarmos sozinhos se deve ao fato de que nosso cérebro está programado para temer o isolamento e interpretar o fato de ficarmos sós como algo prejudicial e inaceitável.

Buscando uma resposta psicológica, esta reação é ligada ao fato de que o ser humano busca incansavelmente ser aceito e aprovado pelos demais. Sendo assim, ligamos uma pessoa só com a não-aceitação, ou seja, rejeição.

Quando falamos em solidão devemos entender que há dois tipos: A solidão momentânea, que é aquela que você fica sozinho por algum tempo mas conta com amigos e família. E a solidão permanente, que é aquela onde a pessoa não tem uma rede de contatos e ou de relações, não tendo nenhum tipo de apoio ou vínculo.

Psicólogos relacionam o medo extremo de ficar sozinho com algum possível trauma vivido, baixa auto-estima ou insegurança.

Nos sentirmos sozinhos em alguns momentos da vida é absolutamente normal, faz parte de sermos humanos. Porém, devemos entender que este sentimento é normal quando nem sempre é sentido. Inclusive, por muitas vezes, necessitamos ficarmos algum tempo sozinhos, para nos concentrarmos, pensarmos e relaxar a mente.

O tempo em que ficamos sozinhos deve ser apreciado e não temido. Devemos saber aproveitar estes momentos para nós mesmos. Mas sabemos que muitos encontram dificuldades para isso. Por isso, criamos algumas dicas que podem ajudar:

Encontre o motivo da sua dificuldade

Como dito anteriormente, muitas vezes o medo de ficar sozinho se deve a algum trauma, algum sentimento que desencadeou tudo isso. Portanto, é preciso que procure se autoconhecer, buscar respostas e motivos que levaram você a este medo. Se você se entender melhor, poderá lidar da melhor forma com qualquer obstáculo.

Enfrente a “solidão”

A melhor forma de saber como você vai se sentir e como vai lidar com a solidão é a encarando de uma vez.

Fique sozinho, sem pensar muito em como vai acontecer. Sinta que isso é um experimento e que está tudo sobre controle. Aproveite esse momento para ler um livro que gosta, assistir seu filme predileto, comer aquilo que der vontade… No primeiro momento você pode se sentir desconfortável e com receios, mas insista em pensamentos positivos. O tempo é seu e só seu. Curta este tempo e curta a você.

Descubra mais sobre você

Quando estamos acompanhados não temos tempo para pensarmos só em nós. Não conseguimos experimentar novas atividades e novas aptidões. Então, quando estiver sozinho, crie coisas divertidas e criativas para fazer. Desenhar, escrever, cozinhar, dançar, cantar… são ótimas ideias. Desperte novos desejos e sua imaginação.

Cultive relações fortes

Quando temos pessoas em nossa vida que amamos e que sabemos que nos amam também tudo fica mais fácil, pois temos segurança neste sentimento. Sabemos que estamos sozinhos agora, neste momento, mas que temos amigos e familiares que podemos contar a qualquer momento. Desta forma nos sentimos seguros para encarar momentos a sós.

Procure um lugar agradável

Caso não se sinta confortável em pensar ficar sozinho em um determinado cômodo, por exemplo, procure lugares diferentes e interessantes.

Procure por lugares que tenham pouca movimentação, que seja calmo e tranquilo. Desta forma você sai da sua zona de conforto mas aproveita explorando novos lugares.

Busque por ajuda

Caso você, mesmo colocando em prática estas dicas, não se sentir bem para ficar sozinho, procure por ajuda. O medo da solidão pode interferir na sua vida de diversas formas. Terapias serão bem vindas para que você se entenda de uma forma mais profunda e sane esta dificuldade. Você viverá muito melhor depois de resolver isso.