Início Educação Muita Coordenação motora fina nestas atividades

Muita Coordenação motora fina nestas atividades

2365
0

A coordenação motora global ou grossa é o que ajuda nosso corpo a se movimentar, se equilibrar e pegar objetos e envolve os grandes músculos do nosso corpo e é, o agente encarregado, digamos assim, por coordenar os movimentos mais amplos, tais como: sentar, correr, agachar, saltar, subir escadas e inclusive dançar.

Em contrapartida, a coordenação motora fina envolve os músculos menores do corpo, em particular os músculos das mãos, dos dedos, bem como ao redor da boca e dos olhos e, sua função é importante na hora de escrever, fazer traçados, desenhar, pintar, recortar papel, fazer colagens de objetos diversos e pintar.

Os educadores devem ficar atentos e respeitar a idade da criança, sendo que o melhor é começar com atividades mais fáceis e que vão aumentando o nível na medida que são compreendidos e colocados em prática. Um dos modelos de atividades mais indicados são os pontilhados, que podem ser realizados de inúmeras formas, usando tinta, giz de cera, lápis, barbante e lã ou colagem de papéis.

O professor não deve exitar se precisar segurar a mão do seu aluno na hora de mostrar como se faz. Enquanto educadora, sempre passei de aluno em aluno explicando sobre a quantidade de cola que deve ser usado, a maneira de pintar preenchendo todos os espaços e observando os limites, e também como recortar de forma correta. Nas atividades livres sempre indiquei que deveriam explorar toda a folha, ou todo o material onde estavam realizando o trabalho. Orientava apenas e sempre pedia aos pais que deixassem a criança realizar a atividade livremente.

Se for identificada dificuldades do aluno em realizar atividades de coordenação motora fina, os responsáveis devem ser informados e orientados a procurar um especialista na área. As atividades de coordenação motora fina estimulam a criança e a preparam para o uso da escrita nas séries seguintes, sendo assim, percebe-se a importância de segurar e usar corretamente um lápis, um pincel, ou giz de cera pois com certeza, será primordial no processo de alfabetização infantil.

Trouxemos ótimos recursos para trabalhar a concentração, coordenação motora grossa e fina.

Direitos autorais da imagem de capa e matéria licenciada para o site EducadoresLive: pixabay