Início Curiosidades Jamais faça isso, caso seja queimado por uma água-viva

Jamais faça isso, caso seja queimado por uma água-viva

2345
0

Saiba o que deve ser feito após sofrer queimadura

O verão está aí e tudo o que queremos é poder aproveitar a praia o máximo possível. Poder sentir a areia nos pés, a brisa do mar e tomar aquele banho refrescante. Porém, existe um animal marinho que também gosta de frequentar as águas salgadas no verão: as águas-vivas.

As águas-vivas são animais marinhos comuns no Brasil. Sua reprodução ocorre no verão, o que explica a frequência de avistamentos no litoral. Mas o que realmente preocupa os banhistas é a queimadura que este animal é capaz de deixar na pele ao entrar em contato.

Nesta matéria traremos dicas da dermatologista Carolina Marçon, de São Paulo, de como cuidar da queimadura de água-viva.

O que ocorre, na verdade, quando a nossa pele entra em contato com os tentáculos das águas-vivas, é um envenenamento. Isso mesmo! Nos tentáculos das águas-vivas há ferrões microscópicos, onde por eles é liberado veneno. Este animais se utilizam deste veneno para poder se protegerem de outros animais e também para se alimentarem, afinal de contas, as águas-vivas são carnívoras e se alimentam de pequenos peixes e outros animais marinhos. Por conta deste veneno, temos uma reação inflamatória, causando ardência, vermelhidão e inchaço.

O que devemos fazer caso sejamos queimados pela água-viva?

A dermatologista explica que ao ser queimado pelo animal, devemos retirar o tentáculo cuidadosamente do local, caso este fique preso à pele e lavar com a água do mar. Após isso, o ideal é passar vinagre sob a região por pelo menos 30 segundos, pois o vinagre evita a propagação do veneno, inibindo a sua ação. Desta forma a ardência, o inchaço e a vermelhidão irão passar aos poucos, até que a pele volte a sua aparência normal.

IMPORTANTE: JAMAIS lave a queimadura com água doce, pois isso fará com que o veneno se propague e reaja mais rapidamente, agravando a reação.

A dermatologista explica ainda que você poderá utilizar pomadas cicatrizantes no local para que a pele se recupere mais rapidamente.

Aqui no Brasil existem espécies de águas-vivas altamente venenosas, porém até hoje, não foram registradas mortes ligadas a elas. Apesar disso, é importante destacar que, para queimaduras mais agressivas, é importante procurar auxílio médico.