Início Educação Horta Escolar -ideias sustentáveis

Horta Escolar -ideias sustentáveis

33453
0

Educadores da atualidade encontram muitos desafios na hora de adequar a forma de pensar das crianças, no sentido de que, os conteúdos sejam aprendidos de forma lúdica. Aliar a prática ao ensino é uma forma valiosa de encantar os alunos, pois os mesmos sentir-se-ão pertencentes ao aprendizado. Todo o conteúdo passado no quadro e nos livros ganharão modelos reais e concretos e deixarão de ser abstratos.

A educação ambiental deve fazer parte do currículo de todos as crianças e adolescentes pois eles podem explorar amplamente as relações com a natureza e tudo o que os rodeiam e, os prejuízos que suas ações nefastas podem trazer ao meio ambiente. Trabalhar por projetos é bastante importante, pois aproximam os alunos da realidade, e por meio da vivência, podem ajudar na criação de hábitos ecologicamente corretos e altamente sustentáveis.

A Horta Escolar serve de objeto para o aprendizado e é interdisciplinar pois os alunos são multiplicadores, levando o que aprendem na escola para casa e sendo assim, sempre existirá um enorme envolvimento de todos!! É interdisciplinar pois diversos conteúdos e temas geram aprendizagem significativa através de temas diferenciados tais como: alimentação saudável, formas de plantio e cultivo, criação de adubos e fertilizantes, aprendizado sobre todos os tipos de verduras e legumes e diversas plantas que serão cuidadas.

Os alunos podem receber permissão dos educadores para se responsabilizarem pelo projeto e, ter muito esmero e cuidado com o que for plantado e depois colhido, sendo necessário manter rodas de conversa constantemente para analisar se o projeto está sendo satisfatório, e se não estiver, quais os pontos que poderão ser melhorados.

A produção dos alimentos pode ser repassada para o consumo da cozinha da escola onde os próprios alunos serão beneficiários com os produtos orgânicos, fresquinhos e saudáveis. A comunidade escolar também pode ser inserida neste projeto, pois a família é peça importante no aprendizado sustentável. Os alunos serão multiplicadores, levando para casa o que aprenderam na escola e assim, todos sairão ganhando em qualidade de vida e sustentabilidade.

Separamos algumas ideias para você colocar em prática. Seja em qualquer cantinho da sua escola, do seu condomínio ou até mesmo da sua rua.

Direitos autorais da imagem de capa e matéria licenciada para o site Educadores.