Início Educação Hora e a vez dos instrumentos musicais.

Hora e a vez dos instrumentos musicais.

1488
0

Trabalhar com música e instrumentos musicais produzidos com materiais recicláveis proporciona um ambiente lúdico e motivador, pois faz com que os alunos tenham desejo de aprender e amplia o gosto pela arte em si.

Desde o nascimento convivemos com os sons e ritmos variados e eles, com certeza, influenciarão significativamente na vida dos indivíduos, uns mais, outros menos. Quando o educador não possui recursos para adquirir os instrumentos musicais, ele pode valer-se da criatividade e construir com seus alunos, ou solicitar que os mesmos realizem em casa, com a ajuda dos pais e/ou responsáveis, inúmeras propostas para produzir sons e ritmos.

Uma bandinha contribui para o trabalho pedagógico, pois os alunos serão beneficiados quando socializarem com seus pares, quando aumentarem sua auto-estima, sendo que a música ajuda a canalizar o excesso de energia e agressividade e pode criar meios que ajudem a diminuir a timidez e a insegurança dos integrantes.

Construir instrumentos musicais com sucata pode oportunizar a criança que desenvolva sensibilidade musical, capacidade de inovação e improvisação, educar o ouvido, despertar para os gostos musicais, conscientizar sobre a importância de reciclar e contribuir para a sustentabilidade do planeta.

Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.

Direitos autorais da imagem de capa e matéria licenciada para o site EducadoresLive: pixabay