Início Educação Hora de brincar – com Jogos matemáticos –

Hora de brincar – com Jogos matemáticos –

1431
0

A Matemática está em todos os lugares, o dia a dia nos oferece diversas oportunidades de possibilitar à criança, que ela aprenda de forma lúdica, com atividades de comparação, medição, contagem, relação termo a termo, geometria, e elaboração de estimativas aguçando a curiosidade e querendo saber infinito e além.

Quando o professor faz a chamada de seus alunos, quando pergunta quantos são ao todo? quantos vieram? quantos faltaram? quantas meninas? quantos meninos? e assim por diante, ele pode ir desenvolvendo diversas oportunidades de aprendizado, introduzindo as quatro operação desde a educação infantil.

O professor pode optar por materiais alternativos criando estratégias diferenciadas que despertem interesse e curiosidade nos alunos pela matemática e demais disciplinas. O uso de jogos e brincadeiras incentiva a valorização dos números em todas as situações do dia a dia, pois descobre o uso social dos números. A matemática está presente em tudo, basta jogarmos e brincarmos para percebermos. Cabe ao professor instigar em seus alunos esta constante aprendizagem.

Quando partilhamos com uma criança a reinvenção de um objeto, transformando em um jogo ou brinquedo, estamos também levando-a a descobrir o encanto escondido nas coisas simples. Isso é muito mais do que uma nova forma de brincar; a criação de brinquedos com sucata é uma proposta de mudança na maneira de ver as coisas, é um convite para uma grande aventura.

Direitos autorais da imagem de capa e matéria licenciada para o site EducadoresLive: Pixabay