Pele sem pelos e rugas da cabeça aos pés, em conjunto com aquele olhar frio típico dos gatos: você consegue achar fofo ou prevalece a estranheza?

Xherdan ficou conhecido por todas essas características como o gato mais assustador do mundo. Mas embora essa raça faça com que os felinos pareçam bem menos fofos que o normal, mostrando um lado mais “irritado” e “maligno”, ela é tão fofa quanto os demais.

“Sua pele rosada e rosada, fina como um pêssego, seus olhos azul-turquesa, azuis como o oceano … eu estava apaixonada!” diz Sandra Filippi, 47 anos e a dona oficial do pequeno Xherdan. Segundo ela, muita gente fica ressabiada com o gato no início, mas logo passa ao perceber o amor que ele é.


“Ele é como uma criança e sua personalidade é muito adorável”, compartilhou Filippi.

Mas não é por falta de pelo que ter um gato dessa raça é mais fácil. Na verdade, essa característica é justamente o que faz com que os cuidados necessários sejam mais minuciosos. Xherdan precisa de banhos regulares e cuidados básicos, como unhas cortadas, além de limpeza de olhos e ouvidos. Embora cuidar de um sphynx possa exigir trabalho, seu amor incondicional e brincadeira compensam isso.

Texto originalmente publicado em boredpanda e adaptado pela equipe do blog Educadores.