Início Ciência Este é um ar condicionado de baixo custo, amigo do ambiente e...

Este é um ar condicionado de baixo custo, amigo do ambiente e zero emissões

845
0

Um escritório de arquitetura originário da Índia chamado Ant Studio, com sede em Nova Delhi, teve a incrível ideia de criar um sistema de ar condicionado eficiente, barato e livre de emissões, simplesmente usando argila. Não parece ótimo?

 O excesso de calor que era liberado na entrada da área externa da fábrica, e aquecia toda a calçada e o exterior do prédio, então a carga no ar condicionado era muito alta.

Diante disso, foi necessário implementar uma alternativa sustentável e econômica. A equipe do Ant Studio decidiu usar um método antigo de resfriamento evaporativo para fornecer uma solução de baixo custo, mas 100% eficaz.

Como funciona?

O sistema funciona com centenas de cones de argila. A água é despejada pelas laterais da estrutura para que os cones absorvam o líquido conforme ele flui pelas laterais e, finalmente, a água evapora lentamente reduzindo as temperaturas.

O sistema só é eficaz quando anda de mãos dadas com mecanismos de ventilação e ar quente. O ar quente é empurrado para os cones e sai frio assim que passa por eles.

Imagine o quanto isso será bom para o meio ambiente!

Segundo seus criadores, o design é inspirado nas colmeias. Análise computacional foi utilizada para fazer a  forma e o tamanho dos componentes cônicos.

A geometria dos vasos e o formato empilhado fornecem uma área de superfície maior para resfriamento, garantindo que o ar não entre novamente no gerador.

Resultados.

Como resultado, após a instalação, observou-se que o ar quente que passava estava acima de 50 ° C A água que é reciclada na fábrica circula em temperatura ambiente com o auxílio de uma bomba, que pode ser acionada manualmente.

Após os testes, a temperatura do equipamento caiu para 36ºC, enquanto a temperatura externa permaneceu em 42 graus Celsius.

Isso significa que foi possível verificar que a temperatura caiu entre 6 e 8 graus ao redor da instalação.

Legal, não é?


Texto originalmente publicado em nation e adaptado pela equipe do blog Educadores.