Início Curiosidades Escolas chinesas usam uniformes inteligentes para rastrear estudantes

Escolas chinesas usam uniformes inteligentes para rastrear estudantes

2558
0

Roupas das crianças possuem chips que fornecem sua localização exata, mesmo fora da escola.

Escolas da China estão fazendo uso da tecnologia para deixar a vida dos estudantes mais rigorosa, acreditem, os uniformes possuem dois chips localizadores (um em cada ombro), que rastreiam os alunos onde quer que eles estejam. Juntamente com isso, as escolas usam um software de reconhecimento facial nas entradas, para assegurar que cada aluno esteja usando seu próprio uniforme.

Os uniformes inteligentes também informam se o aluno está cochilando em sala de aula e o alarme soa. Quando o estudante se desloca fora das dependências da escola, sem prévia autorização, também faz soar o alarme. De acordo com o jornal estatal The Global Times, o objetivo seria encorajar a presença das crianças nas aulas. Os fabricantes dos uniformes garantem que eles podem ser lavados umas quinhentas vezes e podem aguentar uma temperatura de até 150ºC.

Os alunos tem o benefício, ao usar estes uniformes inteligentes, de realizar compras na escola sem precisarem carregar dinheiro, pois é só aproximar a roupa de uma máquina leitora própria e, confirmar com o reconhecimento facial ou a própria impressão digital e, voilá, o ressarcimento do lanche é realizado.

Um fator preocupante é que, estes uniformes não impedem que os diretores das instituições os rastreiem fora do horário escolar, mas eles garantem que não fazem isso, somente se o aluno ficar cabulando aula.

E então… você gostaria que seu filho tivesse um uniforme desta magnitude ou pensa que é mais uma maneira de manter a população dentro das normas rígidas do país?

Fonte: Global Times