Início Comportamento Entenda porquê o rancor acaba com a sua vida

Entenda porquê o rancor acaba com a sua vida

832
0

Nunca mais guarde rancor

Na vida sempre existirá o lado positivo e negativo das coisas e caberá a você decidir como prefere viver a vida. É claro que cada escolha possui uma consequência e dependendo do que você escolher irá melhorar ou prejudicar a qualidade da sua vida e da vida das pessoas que te rodeiam. Por este motivo, você precisa pensar bem se vale mesmo a pena guardar certos sentimentos que só fazem mal aos nossos corações, como por exemplo, o rancor.

Quando alguém nos magoa, nos machuca e nos fere, temos apenas duas opções: seguir em frente e deixar o mal para trás ou ficar se alimentando das mágoas e ressentimentos, vivendo sempre do passado sem conseguir viver o presente.

Acontece que no final das contas, quando não conseguimos perdoar, acabamos ferindo e machucando ainda mais a nós mesmos. Ficamos presos a sentimentos negativos, que nos desgastam e nos deixam infelizes, já que estes mesmos sentimentos nos impedem de enxergar a nossa realidade com clareza, nos impossibilitando de seguir em frente e sermos felizes.

Muitas pessoas confundem perdoar com esquecer o que houve e fingir que nada aconteceu, mas isso é um tremendo engano. Perdoar não é fingir que não nos feriram e também não é esquecer o que houve. Perdoar é entender que aquela pessoa que te feriu não tinha e nem tem nada a mais para te oferecer além daquilo. Significa que devemos entender que as pessoas só dão aquilo que elas têm para dar. Ninguém consegue dar amor, sem ser amado. Ninguém consegue fazer o outro feliz, se ele é infeliz. É uma questão de lógica. Por isso, quando alguém nos faz algum mal, o problema não está em nós, mas sim naquela pessoa.

Não é justo que fiquemos presos às magoas que só nos prejudicam. Não é correto ficarmos alimentando a nossa tristeza e ressentimento, pois isso só nos fere mais.

Mas afinal de contas, quais os principais malefícios que a mágoa e o ressentimento causam na nossa vida?

1 – Você pode dar um mau exemplo de superação para os seus filhos

As crianças não sabem como reagir a diversas situações. Afinal de contas, elas não nascem sabendo como se portar diante de diferentes cenários. Portanto, a criança vai aprendendo observando o comportamento dos pais e daqueles que a rodeiam.

Exemplo: A criança não sabe que quando ela ganha um presente, ela deve agradecer por ele. Isso é algo que os pais a ensinarão com os seus comportamentos. Se ela notar que quando os seus pais recebem algo eles agradecem, então ela entenderá que isso é o correto e fará o mesmo.

A verdade é que durante a nossa vida sempre existirão pessoas que irão nos machucar e os nossos filhos precisam estar preparados para lidar com isso e saber como seguir adiante. É preciso que entendam que cultivar tristezas e ressentimentos só irá prejudicar a eles mesmos, os deixando infelizes e presos ao passado. Por isso, dê o exemplo de como superar e perdoar para que assim eles saibam o que fazer quando enfrentarem as suas próprias mágoas.

2 – Você irá prejudicar a sua saúde mental

Sentimentos de ira e revolta nutrem a ansiedade e o estresse. Por isso, não se permita ficar com os seus pensamentos presos a alguma situação que o magoou. A sua revolta não irá resolver nenhum problema. Na verdade, toda a sua ira, revolta e vontade de vingança irá degradar a sua saúde mental de maneira lenta e dolorosa.

3 – Você pode desenvolver problemas de saúde

Conforme um estudo realizado em Harvard, pessoas rancorosas possuem 5 vezes mais chances de sofrer um ataque cardíaco e 3 vezes mais chances de sofrer um derrame cerebral. Além dos problemas cardíacos, a pessoa que alimenta sentimentos de ira muito intensamente possui 34% a mais de chance de desenvolver a diabete.

4 – Você poderá sofrer com insônia e dificuldade para dormir

Como o ressentimento e as mágoas nos trazem ansiedade e estresse, o nosso sono também fica prejudicado. Nosso corpo não consegue ficar totalmente relaxado com tanta tensão, nosso cérebro não consegue diminuir o seu ritmo já que fica em estado de alerta e nosso coração não consegue ficar em paz em meio a tanta raiva e tristeza. Dito isso, o nosso organismo como um todo não consegue descansar e isso causa insônia e sonos de péssima qualidade.

Perdoe!

Perdoar não é esquecer e nem voltar a ter a mesma relação que tínhamos antes com aquele que nos feriu. Perdoar é entender que aquele indivíduo agiu com aquilo que tinha dentro do coração.

Devemos perdoar por nos amarmos, por nos querermos bem e felizes! Siga adiante!

Por Suzana Villanueva