Início Bem estar Entenda o motivo pelo qual o som da água nos ajuda a...

Entenda o motivo pelo qual o som da água nos ajuda a adormecer

620
0

Tranquilidade e segurança

Você já reparou que o barulhinho da água correndo, do mar ou da chuva é capaz de nos acalmar?

Eu particularmente sou uma pessoa ansiosa e durante minha adolescência sentia muita dificuldade em dormir e descansar. Minha mãe sempre colocava uma “musiquinha” com som de cachoeira ou de chuva para me ajudar com o sono e realmente facilitava meu processo para adormecer. Inclusive, ainda hoje, me agrado muito em ter uma fonte de água sempre ligada em casa, pois sinto que ela me tranquiliza.

Pensando sobre o assunto, decidi investigar sobre qual seria o motivo do barulho da água nos acalmar, afinal, são muitas pessoas que, assim como eu, se beneficiam deste som calmante.

A questão é que nosso cérebro interpreta os diversos barulhos ao nosso redor, estejamos ou não dormindo, como ameaças e não ameaças. A resposta esta relacionada com o nosso instinto de sobrevivência. Você pode ter certeza que terá mais dificuldade em dormir ouvindo gritos repentinos, do que ouvindo o barulho da chuva caindo.

Existem ruídos que nosso cérebro interpreta como seguros e não ameaçadores, como é o caso do som da água. Conforme o professor da Universidade do Estado da Pensilvânia, Orfeu Buxton, os barulhos lentos e similares não apresentam motivo para ficarmos em alerta. Pelo contrário, barulhos constantes e suaves nos fazem sentir seguros e despreocupados, pois nosso cérebro entende que não há perigo.  É como se o nosso sistema nervoso conseguisse prever que depois daquela gota, virá outra gota, ou que depois daquela onda, virá outra onda.

Além disso, se sabe que o barulho da água tende a abafar os demais ruídos, o que nos traz maior sensação de segurança, que por consequência, nos tranquiliza. Por isso, sempre que estiver com problemas para dormir recomendo que coloque no fundo o som da água caindo. Apenas tome cuidado para não fazer xixi na cama.