Início Bem estar Criança quando feliz é inquieta – e faz muita bagunça e barulho!

Criança quando feliz é inquieta – e faz muita bagunça e barulho!

1070
0

Você quer saber se o seu filho é feliz? É muito fácil. Basta que observe se ele não consegue ficar parado, brinca o tempo inteiro, pula, faz barulho e bagunça. Criança feliz é assim: inquieta e exploradora!

Uma criança intensa, que chora alto quando está triste, que da gargalhadas quando acha algo engraçado, que não consegue falar baixo e parece que está sempre gritando, também são crianças felizes. São pequenas pessoas que já sabem identificar seus sentimentos e estão aprendendo a expressá-los. Estão explorando as relações humanas, tentando chamar atenção dos pais e usando imaginação para criar as mais variadas histórias nas suas brincadeiras de “faz de conta”.

Claro que existem momentos difíceis: crianças também ficam tristes, ficam cansadas, adoecem… nem tudo são flores. Mas até mesmo em momentos difíceis, seu pequeno se esforçará para brincar, para rir, para receber carinho. E tudo isso são sintomas de uma criança amada e feliz.

As crianças falam sozinhas, cantam, assobiam e emitem sons que podem incomodar outras pessoas. Mas saiba que tudo isso ajuda elas a liberar a tensão, aliviar suas pequenas preocupações e distraírem suas cabecinhas – acreditem, eles também se preocupam e tem seus dilemas internos.

Mas é importante destacar: A  falta de barulho pode indicar algo preocupante. Por que crianças, por mais diferentes que sejam entre si, são seres cheio de energia e de vida! Preste atenção ao seu filho e sempre incentive-o a brincar, rir, demonstrar seus sentimentos e aprender com eles. Assim, caso haja algo errado, as chances dos problemas serem compartilhados com você são maiores e você não precisará se desdobrar pra entender o que se passa na cabecinha dele.

Crianças são diferentes umas das outras, é importante observar seu filho para saber que tipo de comportamentos fazem parte da sua personalidade e do seu dia a dia, e identificar aqueles que estão fora do comum. Algumas crianças são mais barulhentas que outras, algumas são normalmente mais quietas, mas se há crianças, há barulho, e isso somente quer dizer que estão felizes.

Texto inspirado e adaptado de corujaprofª