Início Curiosidades Conheça os perigos de emagrecer rápido

Conheça os perigos de emagrecer rápido

866
0

A saúde deve vir em primeiro lugar

Muitas pessoas que estão acima do peso sonham em ter o corpo dos sonhos e é normal que façam inúmeras dietas. A dieta é seguida, por estas pessoas, afim de perderem o máximo de peso no menor tempo possível. Porém, além de algumas dietas serem extremamente perigosas para a saúde, há outros perigos na perda de peso repentina.

Vamos pela lógica: se você engordou 5kg dentro de um mês inteiro, porque acharia normal que a perda destes mesmos 5kg ocorressem dentro de alguns dias?

Quando a perda de peso é conquistada de forma rápida e em um curto período de tempo, há muitos motivos pelos quais você deveria parar as comemorações e começar a ficar preocupada.

Em uma dieta rigorosa, perder peso não significa necessariamente emagrecer, perdendo gordura, pois você pode estar eliminando músculos e principalmente líquidos.

Conheça, portanto, os riscos de você emagrecer rápido demais:

FLACIDEZ

Quando a pessoa se limita demais na alimentação e não tem uma alimentação saudável, a pele não consegue reter nutrientes suficientes para acompanhar a sua perda de peso, ficando, por sua vez, flácida. Além disso, a aparência da pessoa não é das melhores, pois até a palidez pode vir a ser perceptível.

CABELOS CAINDO E UNHAS FRÁGEIS

Dentro de uma dieta carente de vitaminas, zinco e proteínas, tanto os cabelos, quanto as unhas ficam imensamente fragilizados.

POSSIBILIDADE DE DESENCADEAR DOENÇAS

Devido a falta de diversos minerais necessários a nossa saúde, como o selênio, manganês, zinco, vitaminas, o corpo pode vir a desenvolver algumas doenças, como anemia, escorbuto e até problemas na visão.

TONTURA E FRAQUEZA

Quando a pessoa não se alimenta como deveria, o organismo não consegue ser irrigado pelo sangue como deveria, implicando no comprometimento da oxigenação muscular e cerebral. Por este motivo, episódios de fraquezas e tonturas podem vir a acontecer. Além do mais, a baixa ingestão de carboidratos pode resultar na diminuição da taxa de açúcar no sangue, provocando hipoglicemia.

EFEITO SANFONA

Inúmeros estudos já confirmaram que dietas rigorosas e muito restritivas acabam despertando o metabolismo adaptativo, que faz com que a pessoa engorde rapidamente após terminar com a dieta, retendo todas as calorias possíveis de qualquer refeição. Este efeito pode perdurar por anos, fazendo com que a pessoa engorde e emagreça várias vezes.

PROBLEMAS NO FÍGADO

Quando se emagrece rápido demais e queimamos gordura muito rápido, o nosso corpo não tem tempo de se adaptar às perdas, o que acaba sobrecarregando os órgãos, especialmente o fígado. Isso é muito perigoso, pois diversas doenças hepáticas podem acabar aparecendo.

DIMINUIÇÃO NA LIBIDO

Mais uma vez, a falta de nutrientes no nosso organismo causará a diminuição dos hormônios sexuais. Acaba que se tem menos desejo sexual e menos probabilidade de conseguir excitação.

IMUNIDADE BAIXA

Os alimentos saudáveis e naturais são essenciais para proteger o nosso corpo de possíveis intrusos. A falta dos nutrientes acaba diminuindo esta defesa, ocasionando na facilidade de infecções.

Diante de todos estes riscos, devemos reconsiderar a ideia de emagrecer com estas dietas malucas que encontramos em todo lugar. A melhor forma de você chegar no peso dos seus sonhos é através de uma alimentação saudável e atividade física. Não existem milagres e colocar a sua saúde em risco é muito perigoso.