Início Comportamento Conheça os perigos da automedicação

Conheça os perigos da automedicação

582
0

Não vale a pena colocar a sua saúde em risco

O google vem sendo muito usado para pesquisar remédios, tratamentos e até diagnósticos e isso, sem sombra de dúvidas, é um verdadeiro terror para a nossa da saúde e para os nossos médicos.

A prática da automedicação é um problema gravíssimo que vem sendo cada vez mais frequente. Isso porque todo medicamento tem inúmeras contraindicações e diversas reações que podem ser visíveis (quando acarretam em sintomas como diarreia, vômito…) e invisíveis (quando elas agridem nossos órgãos sem percebermos).

PERIGOS DA AUTOMEDICAÇÃO

Desenvolvimento de alergias a substâncias presentes em algum medicamento, como no caso dos antibióticos e anti-inflamatórios;

Complicação por incompatibilidade com outro medicamento que você já toma, podendo causar desde a anulação dos efeitos de um anticoncepcional, até o desenvolvimento de trombose, ou até parada cardíaca;

Possibilidade de intoxicação, quando ingerido uma quantidade de medicamento que não é apropriada para o organismo (cada organismo tem suas individualidades que devem ser levadas em conta na hora da medicação);

Possibilidade de dependência, que é quando a pessoa se torna dependente da substância.

SEMPRE PROCURE UM MÉDICO

Você jamais deve se automedicar. Sempre vá a um especialista que possa auxiliar no que quer que seja.

Somos indivíduos singulares, onde cada um tem um organismo que funciona diferente. Uns tem problemas no fígado, outros não. Uns tem problemas cardíacos, outros não. Uns tem diabetes, outros não. Por isso jamais confie em tomar o medicamento que funciona para uma pessoa, pois pode ser muito prejudicial para você.

Os medicamentos sempre serão agressivos para o nosso corpo. Até os naturais podem acabar prejudicando alguns dos nossos órgãos, quando tomados sem cautela ou indicação médica.

Além disso, a automedicação cria a possibilidade de você estar camuflando algum problema sério de saúde. Nosso corpo apenas da sinais para que possamos ir buscar as causas e o melhor tratamento. Quando estamos nas mãos de um médico, ele fará exames, entenderá nosso histórico de saúde, as possibilidades genéticas de possíveis doenças e então, desta forma, poderá apontar qual o melhor medicamento a ser tomado.

Portanto, acredite nos sinais do seu corpo e busque sempre um profissional da saúde. Não permita que o desconhecimento o leve a desenvolver doenças e problemas muito maiores.