Início Curiosidades Conheça os benefícios de beber água

Conheça os benefícios de beber água

744
0

A hidratação do seu corpo influenciará em todo o funcionamento do seu organismo

E se eu te dissesse que para se tornar ainda mais bonita você precisaria apenas tomar mais água, você acreditaria? Pois bem, é verdade!

Saiba que beber água com regularidade traz inúmeros benefícios que podem ser observados na saúde da sua pele e na saúde dos seus órgãos. Por muito tempo os especialistas recomendavam dois litros (ou oito copos) de água por dia para que nos mantivéssemos hidratados. Porém, hoje a informação que se tem é que a quantidade ideal de água varia de pessoa para pessoa. Para saber qual a sua verdadeira necessidade, faça o seguinte cálculo: (seu peso x 0,03) = quantidade em litros. Por exemplo, se eu tenho 60kg a minha quantidade ideal de água a ser ingerida por dia é de 1,8 litros.

Saiba que é importante que você não tome a quantidade que você necessidade toda de uma só vez. Vá tomando uma dose de água aos poucos durante o seu dia, para que, desta forma, o seu corpo aproveite melhor a sua hidratação e não sobrecarregue os órgãos. Além disso, aliar uma boa alimentação ao ato de se hidratar corretamente é extremamente importante, pois uma boa parte da hidratação que necessitamos vem dos alimentos.

Para que você não se esqueça de tomar a quantidade de água ideal para o seu corpo, leve sempre consigo uma garrafinha de água. Uma outra dica super válida é programar determinados horários para se hidratar.

Saiba de alguns dos benefícios que beber água regularmente traz:

DISPOSIÇÃO

A água é o principal ingrediente do sangue. Sendo assim, quanto mais H2O mais sangue você tem sendo levado aos seus órgãos. Desta forma os nutrientes conseguem ser melhores distribuídos, dando mais saúde ao cérebro, por exemplo, que otimizará ainda mais suas funções, incluindo a memória.

EMAGRECIMENTO

Um estudo verificou que quando ingerimos água antes das refeições acabamos por comer menos. Isso ocorre porque podemos confundir a nossa necessidade de hidratação com a fome.

Portanto, um organismo hidratado tem a necessidade de ingerir menos comida.

DIMINUI A DOR PÓS-TREINO

Quando praticamos um exercício, nosso corpo produz uma substância chamada ácido lático, responsável pelas terríveis dores musculares. Quanto mais hidratado nosso organismo está, mais facilmente esta substância é filtrada e diluída no nosso corpo.

AJUA A REGULAR O INTESTINO

A água é fundamentação na absorção dos nutrientes daquilo que nos alimentamos. Ela irá auxiliar na absorção do que é importante, fazer a digestão e expelir aquilo que não precisamos. Estando mais hidratado, nosso intestino também fica hidratado, hidratando as fezes e aumentando o seu volume, ajudando na sua expulsão.  

RETARDA O ENVELHECIMENTO

A magia acontece no nosso intestino: quando está hidratado o órgão absorve melhor as proteínas daquilo que comemos, que, por consequência, auxiliam na reposição de colágeno, trazendo mais firmeza a pele.

AUMENTA A IMUNIDADE

Se manter hidratada reduz a possibilidade de uma infecção viral ou bacteriana, devido as secreções pulmonares se tornarem mais fluídas. Desta forma a água auxilia na eliminação do corpo estranho que causaria alguma enfermidade.

DIMINUI O APARECIMENTO DE ESPINHAS

É através da flora intestinal que é filtrado e posteriormente enviado para a sua expulsão todos os agentes inflamatórios e as toxinas que nos fazem mal. Portanto, quando não estamos hidratados o suficiente, a flora intestinal não consegue desenvolver o seu papel, o que resulta no envio destas toxinas e agentes pela corrente sanguínea, ocasionando inflamações no corpo. Também há a possibilidade de ocorrer uma resistência insulínica, onde hormônios são liberados favorecendo o aparecimento de acnes.

MELHORA O SONO

O intestino produz alguns neurotransmissores, como, por exemplo, a melatonina e a serotonina. Estes neurotransmissores são responsáveis por regular o nosso sono. Quando mais nosso corpo estiver hidratado, mais destes neurotransmissores serão produzidos e melhor será a qualidade do nosso sono.