Início Ciência Conheça a maior flor do mundo

Conheça a maior flor do mundo

846
0

Saiba mais sobre esta majestosa planta

Qual foi a maior flor que você já viu na sua vida? Provavelmente não foi muito grande, já que a maioria das flores possui um tamanho relativamente pequeno.

Porém, uma planta indonésia desafia todas as flores consideradas grandes até agora, pois seu tamanho realmente é perturbador.

Esta planta faz parte de um grupo de espécies cujo nome científico é “raflesia” e suas flores são conhecidas como “flores monstruosas” por suas propriedades parasitárias e seu odor repulsivo.

Além disso, estas flores são famosas por seu tamanho e esta espécie em particular é considerada a maior flor do mundo. O seu nome científico é Rafflesia arnoldii  e seu tamanho impressiona qualquer um. Esta planta é considerada como sendo a flor “monstruosa” de todo o grupo.

Chamada pelos nativos de ráfia, uma em particular floresceu recentemente na floresta de Sumatra Ocidental e possui 1 metro e 11 centímetros de diâmetro, o que a torna a maior flor já registrada, conforme o Centro de Conservação e Recursos Naturais de Sumatra.

Curiosamente, o local onde esta planta foi encontrada foi o mesmo em que também foi encontrada a maior ráfia já registrada em 2017. Porém, ainda assim, a flor “monstruosa” é cerca de 10 centímetros mais larga do que esta registrada em 2017, segundo a CNN Indonésia .

A planta não possui raízes ou folhas, pois é uma planta parasita. Sendo assim, a ráfia se alimenta de uma planta hospedeira para viver, beber água e sugar nutrientes.

Inclusive, a  sua flor só se torna visível quando transborda de dentro da planta hospedeira.

A “boca aberta” ameaçadora da flor emite um cheiro intensamente desagradável, semelhante ao da carne podre, que lhe dá o apelido de “planta cadáver”. Esse odor intenso e repugnante atrai insetos, que acabam virando a sua refeição.

Apesar da sua aparência oponente, a vida desta planta é muito curta. Sua “boca” permanece aberta por apenas uma semana, antes da planta apodrecer e morrer. Portanto, a maior flor do mundo vive por apenas alguns dias.

Em média, os membros deste grupo de plantas parasitas medem cerca de 90 centímetros de diâmetro e pesam cerca de 7 quilos.