Início Bem estar Chorar faz bem para a saúde

Chorar faz bem para a saúde

998
0

Chorar é uma necessidade humana e jamais uma fraqueza

Existem pessoas que são “fortes” emocionalmente. Choram pouco e tendem a expor menos os seus sentimentos. Porém, há outras pessoas, que assim como eu, choram por qualquer coisa.

Chorar na frente dos outros não é legal, pelo menos aparentemente. Quando choramos temos a sensação de parecermos fracos e vulneráveis. Mas depois que ler este artigo, entenderá que este tipo de pensamento não passa de uma simples desinformação.

Acontece que chorar faz bem a nossa saúde. Isso mesmo! Chorar pode ser muito benéfico. Para começar a argumentar, já é conveniente explicar que as lágrimas lubrificam as nossas pálpebras e os nossos olhos, prevenindo a desidratação das mucosas e também melhoram a nossa visão. Só aí já temos um bom motivo para deixarmos as lágrimas rolarem. Porém, mais importante que isso, as lágrimas são pesadamente carregadas de encefalina, que são neurotransmissores liberados pelo nosso cérebro e se assemelham a morfina. Estes neurotransmissores são capazes de aliviar a dor e trazer uma sensação de bem-estar, ou seja, as lágrimas atuam como um analgésico.

Além disso, quando estamos em uma situação de estresse, nosso cérebro produz hormônios relacionados com este sentimento, porém, produz em demasia e o ato de chorar faz com que, através das lágrimas, este excesso seja eliminado. Desta forma, diminuímos níveis de ansiedade e tensão. É como se as nossas lágrimas servissem como reguladores de estresse e ansiedade.

Portanto, jamais segure o choro. A verdade é que chorar sempre que necessário pode ser um tratamento. Resistir às lagrimas pode acarretar em problemas emocionais, como a depressão, pois os hormônios da tristeza e do estresse acabam se armazenando. Além disso, outros problemas de saúde como hipertensão, úlcera e gastrite podem acabar aparecendo com o tempo.