Início Curiosidades Boa notícia para o meio ambiente: empresa chilena cria sacola solúvel

Boa notícia para o meio ambiente: empresa chilena cria sacola solúvel

594
0

Sacola se dissolve em contato com a água

A vida útil de uma sacola é de apenas 12 minutos em média, porém, para se decompor, a mesma sacola demora 450 anos. Atualmente, com a movimentação do comércio, cada vez mais o lixo plástico é espalhado no solo, nos rios e nos mares e permanece na natureza por centenas de anos, o que acaba colocando em risco o meio ambiente e, por consequência, a vida das pessoas. Por este motivo, a empresa Solubag, no Chile, inventou uma sacola plástica solúvel em água para substituir as sacolas plásticas.

Este material plástico solúvel em água é chamada de “terminador” da poluição branca. Basta colocá-lo na água e ele se dissolverá rapidamente em apenas 5 minutos e se transformará em um líquido leitoso sem causar poluição ao meio ambiente.

Além disso, a principal matéria-prima dessa sacola plástica é o álcool polivinílico, que não é tóxico para os organismos vivos. A composição da sacola também inclui outras matérias-primas auxiliares que são feitas com materiais de qualidade alimentar.

A sacola plástica tradicional pode acabar sufocando as crianças, pois elas podem utilizar o material para brincar e colocar na boca. Porém, a sacola desenvolvida pela empresa chilena, pode dissolver-se quando exposta à saliva e lágrimas, o que é mais tranquilizador.

Mas se este saco plástico é tão fácil de se dissolver, pode ser “destruído” quando usado em um dia de chuva? Com base nessa consideração, a empresa projetou sacos de plástico com diferentes temperaturas solúveis em água. Em locais onde chove com frequência, você pode escolher sacos plásticos que podem se dissolver em altas temperaturas.

Com esses sacos plásticos ecológicos, uma vez popularizados e usados, o problema da poluição branca será bastante aprimorado.