Início Comportamento A solidão pode ser uma manifestação de distúrbios infantis

A solidão pode ser uma manifestação de distúrbios infantis

461
0

Mesmo que muitos não assumam isso, a solidão pode ser péssima para a saúde física e mental de uma pessoa. No entanto, a solidão pode não ser apenas um desejo da pessoa adulta, mas sim um  trauma de infância.

Traumas na infância podem ter repercussões ao longo da vida

Podem variar de leves a graves, dependendo da gravidade e da duração do trauma, da presença de apoio dos pais durante eventos traumáticos, bem como da resiliência inata da criança que os vivenciou.

Pessoas com traumas de infância significativos parecem tender a lutar mais do que a maioria com seus relacionamentos. Essas pessoas têm dificuldade em se aproximar de outras pessoas e, quando se conectam com outras pessoas, os relacionamentos que estabelecem podem ter muitas dificuldades.

Tipos de traumas infantis

  • agressão física ou abuso;
  • experiências de profunda perda ou medo;
  • vivendo em ambientes instáveis ​​ou perigosos.
  • abuso ou exploração infantil;
  • crítica ou enfraquecimento constante;
  • confinamento ou privação constante;

Independentemente da forma que o trauma da infância assuma, a falta de apoio dos pais pode levar à formação de feridas emocionais.

Você acha difícil criar relacionamentos?

Geralmente, pessoas adultas têm facilidade em criar relacionamentos. No entanto, aqueles  que sofreram traumas na infância podem ter dificuldades. O indivíduo emocionalmente ferido tem mais dificuldade em confiar nos outros depois das experiências dolorosas pelas quais passou.

Essas pessoas costumam entrar em relacionamentos de co-dependência e, quando invariavelmente se desintegram, têm mais medo do que nunca de serem magoadas novamente.

As pessoas com traumas de infância podem ter necessidades profundas (e válidas) de amor e educação que não foram atendidas quando estavam crescendo. E isso pode levá-las ao que chamamos de relacionamentos abusivos na idade adulta.

Quando não se relacionam, as pessoas com traumas da infância vivem uma solidão diferenciada. A solidão provocada pelo medo, pela insegurança, receio de se entregar para os outros, se mostrar como de fato és. Por isso preferem se isolar e não se relacionarem.

A solidão é uma grande parte da nossa sociedade moderna. Cada vez mais, nossos “relacionamentos” estão ocorrendo nas redes sociais, em vez de pessoalmente. Talvez tenhamos que prestar atenção em como estamos levando a vida e procurar tratar nossos traumas para aproveitar melhor nossas relações.

Texto originalmente publicado em menteasombrosa e adaptado pela equipe do blog Educadores.