Início Bem estar A importância de saber dizer “não” e seus benefícios.

A importância de saber dizer “não” e seus benefícios.

2040
0

Na vida, você se encontrará em ocasiões em que é inevitável dar uma mãozinha, no entanto, é importante saber quando dizer “não” e assim evitar ser ferido.

Para muitas pessoas, dizer “não” ao pedido de ajuda das pessoas ao seu redor resulta em uma tarefa difícil de realizar. Isso se deve a várias razões pessoais e emocionais que justificam esse comportamento.

Para alguns, ajudar os outros representa uma maneira de validar seu conhecimento e bom caráter. Para outros, é um método pelo qual seu sucesso e segurança são demonstrados, pois, independentemente da solicitação, eles podem atendê-la sem medo de decepção.

Dizer “não” a seus amigos, familiares ou conhecidos é uma resposta inimaginável, especialmente se você tem medo de rejeição, conflito ou de ser classificado como egoísta . Como você tende a acessar os pedidos de outras pessoas, satisfazendo seus desejos, mesmo quando eles representam um desconforto físico ou emocional.

É por isso que é importante estabelecer um limite e reconhecer quando você pode fornecer sua ajuda e quando é necessário dizer “não” a uma determinada situação. Afinal, ajudar os outros não é um defeito, pelo contrário, estar disponível para colaborar melhora a coexistência com os outros.

Mas é importante ser honesto consigo mesmo e admitir que, em certas ocasiões, você está ocupado demais para ser responsável pelo pedido de outras pessoas. Dessa forma, você pode resolver os problemas que o afetam primeiro e, se estiver disponível, também pode oferecer sua ajuda. Garantimos que eles apreciarão esse gesto.

O benefício de dizer “não”
Muitas vezes, ajudando todas as pessoas ao seu redor, você pode ficar sem tempo para desempenhar seus próprios deveres e obrigações. Portanto, ao rejeitar clara e diretamente as reivindicações e expectativas dos outros, você se dá um “sim” a si mesmo.

Deste modo, você prioriza seus desejos e necessidades e pode se dedicar totalmente a realizar todas as coisas que considera importantes para você. Ao dizer “não”, você também contribui para a diminuição dos níveis de estresse, originados após assumir o ônus das responsabilidades dos outros.

Também rejeitar os outros, mesmo que você não acredite, é uma boa maneira de aumentar sua auto-estima. Como, ao priorizar-se sobre as necessidades dos outros, você reconhece e defende sua posição como a prioridade número um da sua vida, sem deixar que os outros o manipulem ou se tornem seus escravos.