Início Bem estar 8 Sinais de disfunção da tireoide. Você os conhecia?

8 Sinais de disfunção da tireoide. Você os conhecia?

1373
0

Você sabe identificar disfunções na tireoide? Preste atenção nestes sintomas para evitar problemas de saúde mais graves!

DISFUNÇÃO NA TIREOIDE

A glândula tireoide está envolvida em muitas funções corporais, por isso ela é de extrema importância. Ela é usada principalmente para produzir hormônios e para ajudar a regular o metabolismo, funcionando na região do seu pescoço. Logicamente, se a quantidade de hormônios produzidos for errada, isso afetará o equilíbrio natural do seu corpo e você começará a sentir certos sintomas que vão indicar que sua tireoide não está cumprindo seu papel.

PRESTE ATENÇÃO AOS SINTOMAS

Tremor ou ansiedade. 

Se sua glândula tireoide produz muitos hormônios (que é o que chamamos de hipertireoidismo) você pode se sentir cansado, irritado e ansioso, afinal seu metabolismo está muito acelerado. 

Reação mental lenta.

Se você tem baixos níveis de hormônios da tireoide (hipotireoidismo), pode se sentir exausto ou cansado, o que faz seu cérebro funcionar de maneira mais “preguiçosa”.

Mudanças de peso

Você já deve ter ouvido falar sobre isso, não? O Hipotireoidismo pode causar ganho de peso, enquanto o hipertireoidismo pode causar perda de peso.

Dores estranhas.

Se você sentir dores musculares, articulares ou fraqueza súbita regularmente sem motivo, poderá ter problemas de tireoide.

Menstruação incomum.

O hipotireoidismo pode causar menstruação severa e prolongada, e o hipertireoidismo geralmente é acompanhado por um período muito curto de menstruação.

Inchaço.

O hipotireoidismo pode causar inchaço e constipação. Inchaço é frequentemente visto no rosto, por isso é facilmente identificado.

Percepção de temperatura incomum.

Pessoas com disfunção tireoidiana freqüentemente acham que sua reação à temperatura não corresponde à reação de outras pessoas. Pessoas com hipotireoidismo sentem um resfriado estranho, e pessoas com hipertireoidismo costumam sentir muito calor por aí.

Mudanças.

A perda de cabelo pode ser causada por hipotireoidismo. Pessoas com doença da tireoide também parecem pálidas ou amareladas.

COMO POSSO TRATAR MINHA DISFUNÇÃO TIREOIDIANA?

Você pode tratar esse problema naturalmente, sem ação de medicamentos em alguns casos. Mas lembre-se: se o problema persistir é necessário que você procure um médico.

Redução do estresse

O funcionamento natural da glândula tireoide depende das glândulas supra-renais. O estresse excessivo pode danificar as glândulas supra-renais e causar problemas na tireoide. Tente se livrar do estresse meditando ou fazendo ioga.

Aumento da ingestão de iodo

tome suplementos alimentares ou comece a comer algas marinhas. Alguns tipos de sal também podem conter iodo.

Reduzir o glúten

eduzir o glúten e as leguminosas na dieta pode realmente beneficiar a glândula tireoide, geralmente é recomendado para pessoas com doença de Hashimoto – um distúrbio da tireoide.

Aumentar o selênio 

Selênio é um mineral que ajuda na função normal da tireoide. Coma nozes, cogumelos, salmão, carne e sementes de girassol para aumentar a taxa de consumo do mineral.

Reduza consumo de carboidratos

Muitos tipos de carboidratos são preenchidos com açúcar, o que aumenta os níveis de estrogênio. Altos níveis desse hormônio podem danificar a glândula tireoide e devem ser evitados.

Livre-se de bromo e flúor.

Eles não permitem que o corpo absorva o iodo necessário para manter uma boa função da tireoide. Evite-os.

Lembre-se de consultar seu médico se você perceber os sinais e os sintomas!

Texto originalmente publicado em zinoti e adaptado pela equipe do blog Educadores.