Início Comportamento 7 maneiras para ser uma pessoa mais paciente

7 maneiras para ser uma pessoa mais paciente

583
0

A paciência é uma virtude, eles disseram…

É verdade. Ter paciência hoje em dia é um grande passo para bons relacionamentos e para nosso bem estar. A paciência é capaz de nos permitir paz, calma, e pouca preocupação. Além de diminuir nossos estresses de todos os dias,  e ajudar a demonstrar melhor nossos sentimentos de forma mais racional e menos emocional.

Vamos te mostrar, hoje, como você pode ter mais paciência em 7 passos definitivos. Vamos lá?

Reformule como você vê uma situação

Se um amigo se atrasar 15 minutos para um café com você, em vez de presumir automaticamente que é desorganizado, pouco claro sobre suas prioridades ou imprudente, tente considerar outras razões para o atraso. T

É importante você avaliar esse traço de personalidade na sua amizade. Todos nós temos nossas peculiaridades, será que não é possível conviver com isso?

Conte suas bênçãos

Que fatores estão do seu lado? O que você pode apreciar agora, em vez de prender a respiração por um resultado desejado que pode ou não se materializar?

É interessante você fazer uma lista de coisas pelas quais você se sente grato. Isso ajuda a compreender melhor o cenário e tira de cena aquela emoção causada pela impaciência.

Espere desafios

Ser realista e paciente com os obstáculos aumentará suas chances de ir longe. Só porque algo é desconfortável, não significa que não deva ser. Lembre-se de que você pode tolerar esse inconveniente.

Pratique a pausa

Quando você se sentir estressado ou impulsivo, faça cinco respirações lentas e profundas. Preste atenção à sua respiração e deixe as outras preocupações de lado. No início pode ser difícil, mas depois que você praticar, se torna comum.

Abandone o perfeccionismo se quiser ser uma pessoa mais paciente

Perfeccionismo, ao contrário do que algumas pessoas pensam, não tem nada de bom. Não é algo interessante, é algo que deveríamos nos livrar definitivamente. Para ter mais paciência não podemos ser perfeccionistas, pois isso é justamente o caminho contrário da calma. Afinal, não somos perfeitos nem nunca seremos, imagine os problemas de saúde mental que o perfeccionismo pode alavancar….

Tudo bem em não saber todas as respostas

Na maioria das vezes, operamos com informações incompletas. Como Rainer Marie Rilke disse tão eloquentemente:

“Peço-lhe que aguente tudo o que não está estabelecido em seu coração e tente amar as perguntas como se fossem salas trancadas ou livros escritos em uma língua muito estrangeira. Não procure as respostas que não puderam ser dadas a você agora porque você não poderia vivê-las. E a questão é: viva tudo. Viva as perguntas agora. Talvez então, algum dia no futuro, gradualmente, sem mesmo perceber, você trabalhará para encontrar a resposta. “

Não deixe seu humor ditar suas decisões

Para citar Robert Schuller, “Nunca corte uma árvore no inverno. Nunca tome uma decisão negativa em um curto espaço de tempo. Nunca tome suas decisões mais importantes quando estiver de pior humor. Esperar. Seja paciente. A tempestade vai passar. A primavera vai chegar ”.

Texto originalmente publicado em menteasombrosa e adaptado pela equipe do blog Educadores.