Início Curiosidades 30% dos casos de câncer podem ser evitados mudando seu estilo de...

30% dos casos de câncer podem ser evitados mudando seu estilo de vida

125
0

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) alertou que ao mudar o estilo de vida ao menos 30% dos casos de câncer podem ser evitados.

“Pelo menos 12 tipos de câncer podem ser prevenidos com alimentação saudável, prática regular de atividade física e redução no consumo de carnes processadas e bebidas alcoólicas”, afirmou Bruna Pitasi, da Coordenação de Prevenção e Vigilância do Inca.

Uma das orientações do Inca para conseguir evitar o câncer é que se antenha o peso corporal ao longo da vida, dentros dos limites recomendados pelo índice de massa corporal (IMC). Além disso, escolhas saudáveis no dia a dia, desde as refeições até o subir de escadas em vez de elevador, são bons métodos.

Em relação à alimentação, deve-se eliminar o consumo de ultraprocessados, o máximo possível. Estes tendem a ser pobre em fibras que são essenciais para a prevenção do câncer. Além disso, esses alimentos são pobres em vitaminas.

Seguindo essa linha, o consumo de bebidas alcóolicas também influencia. Evitar e reduzir esse consumo é primordial para uma saúde melhor.

Quanto à atividade física é indiscutível sua importância: melhora qualidade de sono, reduz colesterol, e eleva o bem estar. Para prevenir o câncer, especialistas ainda recomendam que a atividade física esteja incluída na rotina.

“Um dos benefícios psiconeurológicos da atividade física é a neuroplasticidade, uma característica do sistema nervoso central que promove mudança e adaptação do sistema de acordo com experiências e necessidades. A área é estimulada quando fazemos exercícios físicos”, afirma a psicóloga Luciana Ferreira Angelo, coordenadora do curso de aperfeiçoamento e especialização em Psicologia do Esporte do Instituto Sedes Sapientiae.

Texto originalmente publicado em cnnbrasil e adaptado pela equipe do blog Educadores.