Início Comportamento 3 hábitos que aumentam o risco de depressão

3 hábitos que aumentam o risco de depressão

1042
0

Infelizmente, muitas pessoas acreditam que  a depressão é uma condição que deve ser ignorada, pensando que aqueles que estão deprimidos são fracos e que não se esforçam o suficiente para ficar be.  No entanto, o risco de depressão existe para todos.

Quando os efeitos da depressão não são tratados no tempo devido, podem levar a um desgaste progressivo e outras doenças mais sérias, tanto física como mentalmente. Ou seja: a depressão precisa de tratamento, caso contrário o estado da pessoa se agrava.

O que muitos não sabem é que o estilo de vida influencia diretamente nessa condição. Vamos mostrar alguns hábitos que influenciam positivamente e negativamente:

1. Má utilização do tempo livre

O tempo livre é muito importante para a sua saúde mental. O problema é que muits não sabem o que fazer no tempo livre e acabam não aproveitando-o como deveriam. Muitas vezes, simplesmente buscam quietude e solidão. E por mais que isso possa ajudar no processo de descanso, pode ser maléfico para a depressão.

Devemos fazer atividades divertidas e agradáveis, e procurar cultivar algum hobby como ler ou assistir seus filmes favoritos.

2. Dormir mal

Enquanto dormimos, o cérebro dispõe de um tempo para se reorganizar e filtrar as informações. Portanto, uma boa noite de sono é imprescindível.

Quando dormimos mal, ou até quando passamos a noite acordados, acabamos sentindo uma hipersensibilidade que pode se agravar e desencadear a depressão. Ela se expressa através do desânimo, irritabilidade e falta de energia.

A dificuldade para dormir pode ser um sintoma de ansiedade. Essa, por sua vez, é uma porta de entrada para depressão. O ideal é procurar um médico que auxilie no tratamento dos sintomas, e descubra exatamente qual a raiz do problema de insônia – nem sempre é ansiedade, pode ser preocupação.

3. Descuidar da aparência pessoal

 Tomar banho, usar roupas limpas e parecer basicamente arrumado faz parte de uma vida saudável.  Quando paramos de fazer isso, paramos de cuidar de nós mesmos e de nos importarmos com nós mesmos. Quando há depressão, tanto a aparência como a ordem do lugar onde vivemos ou trabalhamos passa para um “segundo plano”.

Adotar hábitos saudáveis e descartar hábitos nocivos é sempre o melhor escudo contra o risco de depressão. Procure se cuidar sempre para evitar que essa doença tão difícil chegue perto de você.