Início Comportamento 11 feridas que a filha não amada por sua mãe carrega até...

11 feridas que a filha não amada por sua mãe carrega até a vida adulta

458
0

11 feridas emocionais que filhas de mães sem amor muitas vezes carregam para a idade adulta

As filhas acabam sofrendo com a mesma ferida da mãe, e o sentimento de rejeição, quando não há amor na relação mãe e filha é intenso, deixa marcas permanentes e um vazio imenso no peito.

Todas as mães cometem erros com seus filhos, mas geralmente fazem o possível para criar seres respeitosos e responsáveis ​​com valores. Para mães solteiras, a paternidade costuma ser um desafio, mas muitas conseguem. Mesmo nos melhores relacionamentos, às vezes haverá alguma tensão e desacordos.

Claro, se você for um homem lendo isso, essas feridas emocionais também podem se aplicar a você.

As feridas emocionais podem ser profundas quando as filhas têm mães distantes, críticas, frias e insensíveis. Quando eles não têm confiança ou apego à pessoa que deveria amá-los e protegê-los, problemas futuros de confiança surgirão.

Embora seja um problema significativo, poucos sabem o quanto isso influencia a vida das filhas no futuro, por isso veja abaixo a lista completa dos problemas causados nas filhas por causa da falta de amor da mãe:

Apego ambivalente

Se a afeição de sua mãe era tão incerta quanto o clima, seu apego materno provavelmente não era seguro. Você pode ter desenvolvido um apego incerto ou ambivalente.

Apego evitativo

Se sua mãe foi dura, você pode ter relutado em buscar seu afeto ou atenção, o que criou um apego evasivo. Ambos os tipos de relacionamentos parentais tóxicos podem distorcer sua visão futura dos relacionamentos e do mundo. Isso cria um conflito mental quando você precisa de proteção contra uma mãe abusiva, ao mesmo tempo em que busca seu amor e aceitação.

Se você tem feridas emocionais de seu relacionamento com sua mãe, você não está sozinho. Simplesmente reconhecer que você é uma vítima é o primeiro passo para a recuperação.

Aqui estão 11 feridas emocionais que filhas de mães sem amor carregam em relacionamentos adultos.

Hipersensibilidade

Filhas de mães sem amor muitas vezes levam a sério o menor desdém, real ou imaginário. Se este é você, você também pode achar difícil mostrar suas emoções adequadamente.

Por exemplo, sua melhor amiga pode dizer que adora seu vestido novo. Em vez de aceitar o elogio sincero, você pode pensar que ela está tirando sarro de você ou que suas outras roupas eram feias. Você pode ficar com raiva e tirar sarro do seu amigo sem motivo.

A história se repete

Por que algumas pessoas buscam o mesmo nos relacionamentos adultos mesmo depois de sobreviverem às situações mais abusivas da infância? É uma sensação perversa de conforto que eles julgam necessário.

Você já teve relacionamentos tóxicos por causa da familiaridade e conforto? Infelizmente, você pode ter o hábito de abuso físico, verbal e emocional . A única maneira de quebrar esse padrão é reconhecê-lo e procurar ajuda.

Evitar relacionamentos

Para evitar acumular mais feridas emocionais, algumas pessoas evitam completamente os relacionamentos. Talvez você ainda ouça sua mãe sussurrando em sua mente que você não é bom o suficiente e que não é amado.

Tal evitação pode criar uma vida de solidão, depressão e ressentimento.

Problemas de confiança

Se você cresceu com um apego ambivalente à sua mãe, é difícil confiar em outra pessoa. Seu amor e aceitação não eram confiáveis, então por que outra pessoa seria? Talvez quando um amigo ou amante lhe mostra atenção sincera, você pode desconfiar que ele tem segundas intenções.

Quando você tem problemas de confiança, pode precisar de validação contínua. Isso pode levar à hipersexualidade e ciúme. É difícil criar limites nas relações pessoais e profissionais.

Baixa autoconfiança

A autoconfiança se desenvolve desde a primeira infância. O abuso verbal e emocional cria feridas emocionais que prejudicam sua auto-estima e confiança.

Dificuldade com limites

Talvez sua mãe estivesse distante ou ausente de sua vida, e é difícil estabelecer limites. Então talvez você tenha internalizado isso como “culpa sua” e tenha se tornado alguém que quer agradar as pessoas, você não sabe quando dizer não.

Você é inseguro e pode sabotar relacionamentos através da desconfiança ou obsessão e ciúme.

Sentido tendencioso de si mesmo

Quando sempre lhe disseram que você não prestava para nada e que nunca teria sucesso, como você pode se ver de outra forma? Infelizmente, esse abuso verbal e emocional pode criar uma profecia auto-realizável e você acaba parando de tentar.

Mesmo quando as pessoas dizem palavras encorajadoras, você não pode aceitá-las por causa das cicatrizes do passado.

Toxicodependência

A quem você pode recorrer se sua mãe nunca lhe mostrou que o amava? As feridas emocionais podem ser tão profundas que uma garota não amada pode recorrer ao vício em drogas para mascarar a dor. Essa automedicação insalubre pode incluir abuso de drogas, álcool ou alimentos.

Abuso Geracional

A maioria das mães que têm um relacionamento difícil com suas filhas provavelmente admitirá que nunca foram próximas da mãe. Infelizmente, essas relações podem se estender de uma geração para outra. Se você cresceu com uma mãe sem amor, como você descreveria o relacionamento que tem com sua própria filha?

Não tenha medo ou vergonha de pedir ajuda. Os profissionais podem ajudá-lo a explorar as causas do seu vício. Um profissional de saúde mental pode ajudá-lo a reconhecer mágoas do passado e encontrar esperança e sobriedade.

Fugindo das responsabilidades

Como uma garota não amada, você não conseguiu evitar as feridas emocionais de sua infância. Sim, essas cicatrizes podem causar problemas em sua vida adulta que dificultam as coisas.

No entanto, estas são explicações e não desculpas. Quando você comete erros, nem sempre pode jogar a carta da vítima. Você não pode culpar outra pessoa em vez de assumir seus erros e corrigi-los.

Desenvolver questões de controle

Quando você era criança, você estava indefeso contra qualquer abuso físico, emocional ou verbal. Agora, como adulto, sua necessidade de controle pode ir longe demais em seus relacionamentos pessoais e profissionais.

Embora você veja isso como uma forma de se proteger, outras pessoas podem ver seus problemas de controle como manipuladores e inaceitáveis.


Dicas para a cura na idade adulta

Os efeitos de uma infância sem amor podem estar profundamente enraizados, mas podem ser curados. Algumas maneiras pelas quais você pode se curar de não se sentir amado quando criança incluem, mas não estão limitados a:

  • aprendendo seus gatilhos
  • engajar-se no trabalho da criança interior
  • praticando o autocuidado e o amor próprio
  • praticando o estabelecimento de limites
  • usando seu passado para aprender o que você faz e não quer na vida
  • diário ou leitura de livros interativos de autoajuda
  • reformulando positivamente crenças internalizadas (por exemplo, “eu sou uma filha não amada” para “eu mereço amor como um adulto”)
  • construir comunidade em grupos de apoio com pessoas que compartilham experiências semelhantes
  • ser paciente e gentil consigo mesma durante o seu processo de cura.


“Validar nossa criança interior e a dor que experimentamos quando crianças não é apenas curativo, mas fortalecedor. Confie no seu processo e aceite que a cura é contínua”, diz Paloma Collins.

FONTE: sain-et-naturel.ouest-france